Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65498

TítuloO uso das tecnologias de informação no ensino de pessoas com deficiência visual: um estudo de caso
Outro(s) título(s)The use of information technologies in teaching visually impaired people: a case study
Autor(es)Oliveira, Victor Rafael Rodrigues de
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveAcessibilidade
Deficiência visual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Accessibility
Information and Communication Technology (ICT)
Visual impairment
Data2020
Resumo(s)A presente pesquisa visa a analisar o papel desempenhado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino de caráter médio técnico oferecido pela Rede Federal de Educação do Brasil, por meio de um Instituto Federal (IF), aos alunos com deficiência visual, verificandose os aspectos de eficiência e carência relativos ao emprego das mesmas, a fim de enriquecer a discussão no campo da Educação Inclusiva. Para alcançar o escopo pretendido, a pesquisa traçou objetivos específicos que compreendem o exame da vivência dos alunos com deficiência visual no âmbito do IF, constatando-se anseios e dificuldades no processo de aprendizagem; a identificação das TIC e da efetividade de seu emprego nesse processo; e para ampliar o debate e sugerir implementações com vistas a assegurar o êxito na permanência e conclusão do Ensino Médio técnico por parte das pessoas com deficiência visual. A pesquisa, de natureza qualitativa, reveste-se de caráter exploratório e descritivo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, para construção da fundamentação teórica, e de entrevistas e questionários com alunos e professores, para compreensão dos elementos que permeiam o objeto selecionado. Inicialmente, traçou-se um panorama histórico da educação destinada aos deficientes visuais, perpassando pelas leis e iniciativas concretizadas nesse sentido. Em seguida, foram elencados os principais recursos da tecnologia da informação e comunicação utilizados no ensino de deficientes visuais. Por fim, procedeu-se a análise dos questionários e entrevistas aplicados, colhendo-se dados e sugestões sobre o campo empírico estudado. Sob a perspectiva dos participantes da pesquisa, foi possível concluir que as TIC desempenham papel fundamental na educação de deficientes visuais, na medida em que facilitam a transmissão do conteúdo e conferem maior autonomia aos alunos, superando barreiras sensoriais. O IF, embora disponha de computadores adaptados com softwares de leitura, ainda carece de maior investimento em recursos tecnológicos e em qualificação do corpo docente para que seja assegurado não somente o acesso, mas principalmente, a permanência e a conclusão satisfatória do Ensino Médio técnico aos alunos com deficiência visual.
This research aims to analyze the role played by Information and Communication Technologies (ICTs) in the process of technical secondary education offered by the Federal Education Network of Brazil, through the Instituto Federal (IF), to students with visual impairment, verifying the aspects of efficiency and lack related to their use, in order to enrich the discussion in the field of Inclusive Education. To reach the intended scope, the research outlined specific objectives that include to analyze of the experience of students with visual impairment in IF, noting anxieties and difficulties in the learning process; to identify of ICTs and the effectiveness of their use in this process; and to suggest implementations with views to ensure the Technical High School successful permanency and conclusion to the visually impaired. This qualitative research is exploratory and descriptive, using bibliographic research to build the theoretical foundation as well as interviews and questionnaires with students and teachers, to understand the elements that permeate the chosen object. Initially, a historical panorama of education for the visually impaired was traced, passing through laws and initiatives implemented in this direction. Then, the main resources of information and communication technology used in the teaching of the visually impaired were listed. Finally, proceeded to the analysis of the questionnaires and interviews applied, collecting data and suggestions about the empirical field studied. From the participants' perspective, it was possible to conclude that ICTs play a fundamental role in the education of the visually impaired, as they facilitate the transmission of content and give students greater autonomy, overcoming sensory barriers. The IF, although it has computers adapted with reading software, still needs greater investment in technological resources and qualification of the teachers to guarantee not only access, but also the permanence and satisfactory completion of the program Technical High School for students with visual impairment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65498
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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