Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65497

TítuloA dimensão educativa do assistente de alunos: o papel desse profissional na formação do corpo discente da escola
Outro(s) título(s)The educational dimension of student assistents: the objective of this professional in student growth
Autor(es)Cabral, Gabriela de Oliveira
Orientador(es)Vilarinho, Emília
Palavras-chaveAssistente de alunos
Escola
Evasão escolar
Juventude
Mediação educacional
Educational mediation
School
Schoolar dropout
Student assistents
Youth
Data2019
Resumo(s)A presente dissertação de mestrado apresenta um estudo de caso, que interroga a atuação do assistente de alunos em uma instituição educativa, a partir das vozes destes profissionais, de docentes e de estudantes. Partiu-se do pressuposto de que o detentor dessa função é capaz de dar contributos aos processos educativos que ocorrem no ambiente escolar, e a partir disso foram formuladas as seguintes questões: O assistente de alunos age como um agente influenciador e motivador dentro do ambiente escolar em relação aos aspectos educativos do corpo estudantil? O assistente de alunos contribui para diminuição da evasão escolar, influenciando positivamente para a permanência do estudante na instituição educativa? O papel desempenhado pelo assistente de alunos traz melhorias aos aspectos comportamentais e disciplinares do corpo estudantil? Partindo dessas interrogações, buscouse compreender a influência dos assistentes de alunos perante um corpo estudantil com redes de apoio social cada vez mais fragilizadas, identificar e problematizar o contributo dos assistentes de alunos para a permanência do estudante na escola, e analisar a percepção que a comunidade acadêmica tem sobre o assistente de alunos. Este trabalho assenta-se em um paradigma qualitativo e quantitativo, sendo primordialmente qualitativo. As técnicas de recolha de dados foram a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista dirigida a assistentes de alunos e docentes, e o inquérito por questionário dirigido a alunos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e à análise estatística, gerando conclusões às quais indicaram que o assistente de alunos desenvolve uma função mediadora e socializadora no ambiente escolar, contribuindo para melhorias na conduta do estudante em sua vida acadêmica e pessoal, bem como com o fortalecimento do vínculo escolar, e a motivação do corpo discente nessa difícil transição entre a educação primária e secundária. O estudo também demonstrou a participação do assistente de alunos para evitar a evasão escolar e influenciar de forma positiva para a permanência do estudante na instituição educativa.
This present master’s dissertation shows a case study that asks about the actuation of Student Assistents in educational institutes, from their points of view, and also students and teachers’ one. Everything got sterted from the fact that the holder of this fuction is capable do contribute to usual educational processes in schoolar place, and from this point, some questions were formulated: Does Student Assistent acts as an influencer and motivator inside schoolar place in terms of educational aspects? Does Student Assistent help in decreasing of schoolar dropout, influencing positively for student’s stayng in educacional institution? Does the function of student supoorter bring any kind of improviment to behaviour or disciplinary aspects for students as a whole? Starting from these issues, it was made a study in order to understand the supporter’s influency in students as whole with fragile social networks, identify and put a spotlight on their contribuction to students staying at school, and analyze the academic communities’s perception about this kind of professional. This working paper is based on qualitative and quantitative paradigm, being, in essence, the first one. The data colection technique were bibliographic and documental research the interviews directed to some Student Assistents and Teachers who work in the institution used for the Case Study, and the inquiry by questionary directed to highshool students from the same educacional institution. The data was submited to content and statististics analisys, generating conclusions which indicate that Student Assistents deal with a mediation and socializer function inside schoolar place. Contributing for improvements on student’s behavior in the academic and personal life, and fortification of school engagement and motivation as well, in this tough transition between prymary and highschool. The study also demonstrates the Student Assistent's contribution to avoid schoolar dropout and the staying of the student in educational instituction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65497
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gabriela de Oliveira Cabral.pdf4,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID