Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6538

TítuloPromover a auto-regulação: uma ferramenta para trabalhar no 2.º Ciclo
Autor(es)Guimarães, Sandra Carina Machado
Orientador(es)Rosário, Pedro
Data15-Dez-2006
Resumo(s)Assiste-se, hoje, a uma crescente corresponsabilização do aluno no seu processo de aprendizagem, facto pelo qual a promoção da auto-regulação vem progressivamente adquirindo espaço próprio e intencional nos contextos educativos, nomeadamente através da área de Estudo Acompanhado. Esta dissertação estuda a promoção da auto-regulação da aprendizagem, em particular os impactos psicoeducacionais de um projecto inovador ancorado na utilização da narrativa como meio para transmitir e discutir estratégias de aprendizagem. A ferramenta instrutiva em análise assenta num racional teórico sociocognitivo e constitui uma proposta organizadora da área curricular não disciplinar de Estudo Acompanhado. A revisão da literatura incidiu sobre a definição de auto-regulação da aprendizagem, as diferentes perspectivas teóricas que a descrevem e explicam, particularmente a perspectiva sociocognitiva, e as diferentes componentes deste constructo. Analisam-se também os elementos nucleares na promoção da auto-regulação e o papel do professor nesta área. A estrutura e organização do projecto são descritos, em seguida, bem como algumas das propostas de actividade que o mesmo integra. Na componente empírica desta tese tomou-se uma amostra de 108 sujeitos de uma instituição privado do cento do Porto a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Durante dois anos os alunos desta instituição que iniciaram este ciclo de ensino no ano lectivo 2002/2003, participaram nas aulas de Estudo Acompanhado adoptando os manuais do projecto, propostos para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. Os resultados obtidos apontam para um impacto positivo do projecto no primeiro ano diminuindo ao longo do 6.º ano. Não se verificam diferenças estatisticamente significativas entre os rapazes e as raparigas, tal como o tempo de estudo numa semana com ou sem exercícios escritos não difere com os níveis de percepção que os alunos têm dos seus processos auto-regulatórios. Relativamente ao rendimento escolar encontraram-se valores significativos na fase de execução do processo auto-regulatório na disciplina de Língua Portuguesa e Matemática ao nível do 5.ºano de escolaridade, e na fase de planificação do processo auto-regulatório na disciplina de Matemática no 6.ºano de escolaridade. Deste modo, os dados sugerem a necessidade de diversificar as amostras, as medidas e as metodologias de avaliação para concluir da eficácia do projecto.
Nowadays, it’s possible to verify an increasing co-responsibility of the student in his own learning process, which constitutes the basis for the progressive acquisition on the part of the promotion of self-regulation of an intentional space in educational contexts, namely through the domain of “Supported Study”. The present study researches the promotion of self-regulation in learning and, more specifically, the effects of a psycho-educational project anchored in the use of the narrative as a tool to transmit and discuss learning strategies. This instructional tool was designed under the socialcognitive theoretical framework and constitutes an organizational proposal for the non-disciplinary curricular area of “Supported Study”. The review of the literature focused the definition of self-regulation in learning, the different theoretical perspectives that describe and explain this construct and its different components, with a particular emphasis conferred to the social-cognitive perspective. The nuclear elements that were considered in the promotion of self-regulation and the teacher’s role are also analysed. The structure and organization of the project are described, as well as some of the activities that were proposed. In what concerns the empirical component of this thesis, the sample was composed by 108 students attending the 2nd cycle of Elementary School in a private institution situated in the centre of Oporto. Students that initiated this cycle of studies in the school year of 2002/2003 participated for two years in the classes of “Supported Study”, adopting the manuals of the project that were proposed for the 5th and 6th grade. Results demonstrate a positive impact of the project in the first year, with a decrease during the 6th grade. No statistically significative differences were found taking the variable gender. Also, study time during a week, with or without written exercises, doesn’t differ taking into consideration the students’ perception of their own self-regulatory processes. In what concerns academic achievement, data show, in the first year, a statistically significative relation between the execution phase of self-regulated learning process and students’ academic achievement in Portuguese and Mathematics and, in the second year, a statistically significative relation between the planning phase of self-regulated learning process and students’ academic achievement in Mathematics. Consequently, the data suggest the need to diversify the samples, the measures and methodologies of evalution to conclude the efficacy of the project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação mestrado em Psicologia, área de Psicologia Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6538
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoCarina - Resumo.pdf
Acesso restrito!
40,04 kBAdobe PDFVer/Abrir
MestradoCarina - Corpo de Texto.pdf
Acesso restrito!
606,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID