Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65349

TítuloPráticas de ensino-aprendizagem e educação para a carreira no segundo ciclo
Outro(s) título(s)Learning and instruction practices and career education in the second cycle
Autor(es)Oliveira, Isabela Eunice Teixeira de
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveEducação para a carreira
Desenvolvimento de carreira
Ensino-aprendizagem
Práticas pedagógicas
Career education
Career development
Learning and instruction
Pedagogical practices
Data2020
Resumo(s)A educação para a carreira promove o desenvolvimento vocacional e as aprendizagens ao longo da vida. Este estudo visa perceber como integrar tal estratégia nas práticas de ensino-aprendizagem do segundo ciclo do ensino básico, iniciando pela capacitação dos docentes. Apesar dos objetivos de educação para a carreira estarem implícitos nos currículos e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, no país, a sua concretização e investigação, de forma deliberada e sistemática, é praticamente inexistente. Este projeto, de investigação-ação, concebe uma ação de formação para docentes do segundo ciclo, com três sessões quinzenais, a ensaiar junto de duas escolas públicas e uma privada, do noroeste do país, abrangendo um total de 100 professores, de ambos os sexos, a lecionar as diferentes disciplinas curriculares do ciclo em questão. A avaliação da intervenção por parte dos professores, será realizada numa plataforma on-line, com recurso a três questionários, para recolha de informação sociodemográfica, de variações nos conhecimentos e competências percebidas de educação para a carreira. Pretende-se averiguar, antes e depois da formação, e após cada sessão, a monitorização das aprendizagens e a integração dos saberes, concluindo-se sobre a utilidade da ação de formação.
Career education promotes career development and lifelong learning. This study aims to understand how to integrate such a strategy in learning and instruction practices in the Primary School 2nd Cycle, starting with teachers training. Although the goals of career education are implicit in the curricula and profile of students at the end of compulsory education, in the country, their achievement and research in a deliberate and systematic manner is practically non-existent. This action research project conceives a training action for 2nd Cycle teachers and comprises three biweekly sessions to be rehearsed with two public schools and one private school in the country's northwest territory. It will reach a total of 100 teachers of both genders teaching the different curricular subjects of the cycle in question. The evaluation of the intervention by teachers will be performed on an online platform using three questionnaires. Collection of socio-demographic information, knowledge variations and career education perceived skills will be carried out. The aim is to check the monitoring of learning and the integration of knowledge before and after the training and after each session, and to conclude on the usefulness of the training action.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65349
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projecto+Isabela+Eunice.pdf4,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID