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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTavares, António F.por
dc.contributor.advisorCruz, Nuno Ferreira dapor
dc.contributor.authorSantos, Ana Isabel Martins dospor
dc.date.accessioned2020-05-07T10:27:54Z-
dc.date.available2020-05-07T10:27:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65261-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas)por
dc.description.abstractA análise de redes sociais é uma metodologia que permite conhecer e estudar os atores e as relações que resultam de interações na definição de estratégias de políticas públicas, proporcionando retirar ilações relativas a padrões e dinâmicas estruturais de governação em rede. A abordagem empregue nesta investigação é uma análise empírica da governação urbana do setor de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, tendo como objetivo analisar de que forma as decisões estratégicas são tomadas em ambientes institucionais complexos, caracterizados por vários tipos de atores. O setor de transportes públicos é uma área de governação urbana complexa, composta por uma variedade de agentes nacionais, regionais e locais, que intervêm no processo de formulação de políticas, sendo a unidade de análise. Os padrões de governação em rede foram analisados através da metodologia da análise de redes sociais, com base na realização de entrevistas estruturadas para a recolha de dados. Os resultados foram obtidos por meio de parâmetros quantitativos, para investigar as diferentes características estruturais da rede: influência; poder e reputação; intermediação; e dinâmica relacional na partilha de recursos e informações. O estudo empírico identificou 91 atores (indivíduos, organizações ou grupos sociais) que desempenham um papel na definição de estratégias e tomada de decisões na governação do setor de transporte públicos na Área Metropolitana do Porto. No entanto, são as entidades governamentais que assumem um papel preponderante e decisivo nesta área de política, apesar de se verificar uma interdependência nas relações de atores governamentais com atores não governamentais, o que significa uma tendência para a definição de estratégias através de parcerias e cooperação institucional. Afirmase, contudo, que a área dos transportes públicos justifica um enfoque mais consistente entre decisores políticos nas diversas escalas, empresas de desenvolvimento tecnológico, planeadores do território e com os próprios operadores e utentes do serviço público, num esforço comum para garantir um modelo de governação urbana eficaz ao nível supramunicipal e em concreto na integração de todo o sistema de transportes públicos no território.por
dc.description.abstractSocial network analysis is a methodology that allows knowing and studying the actors and the relationships that result from interactions in the definition of public policy strategies, providing to draw conclusions related to standards and structural dynamics of network governance. The approach used in this research is an empirical analysis of urban governance of the public transports sector in Porto Metropolitan Area, aiming to examine how strategic decisions are made in complex institutional environments, characterized by various types of actors. The public transports sector is a complex urban governance area, which consists of a variety of national, regional and local agents that are involved in the process of policies formulation, being the unit of analysis. The standards of network governance were analyzed using the methodology of social network analysis, based on structured interviews to collect data. The results were obtained through quantitative parameters to investigate the different structural characteristics of network: influence; power and reputation; brokerage roles; and relational dynamics in sharing resources and information. The empirical study identified 91 actors (individuals, organizations or social groups) that play a role in defining strategies and decision making in the governance of public transports sector in Porto Metropolitan Area. However, government agencies are those who play a leading and decisive role in this policy area, even though there is an interdependency in relations of governmental actors with nongovernmental actors, which means a tendency to define strategies through partnerships and institutional cooperation. It is stated, however, that the public transports area justifies a more consistent approach between policy decision makers in various scales, technological development companies, territory planners, the operators and public service users, in a common effort to ensure a model of an effective urban governance to a supra-municipal level and in particular the integration of all the entire public transports system in the territory.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAnálise de redes sociaispor
dc.subjectÁreas metropolitanaspor
dc.subjectGovernação em redepor
dc.subjectGovernação urbanapor
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subjectMetropolitan areaspor
dc.subjectNetwork governancepor
dc.subjectPublic transportpor
dc.subjectSocial network analysispor
dc.subjectUrban governancepor
dc.titleGovernação urbana em rede: uma análise sócio-estrutural das estratégias do setor de transportes na Área Metropolitana do Portopor
dc.title.alternativeNetworked urban governance: a socio-structural analysis of transport strategies in Porto Metropolitan Areapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202469964por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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