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TitleAnálise da importância estratégica do negócio de fio de algodão no contexto da Têxteis J. F. Almeida, S.A.
Other titlesAnalysis of the strategic importance of the cotton yarn business in the context of Têxteis J. F. Almeida, S.A.
Author(s)Castro, Sofia Daniela Magalhães
Advisor(s)Correia, Isabel M.
KeywordsEstratégia
Integração vertical
Mercado de fio de algodão
Vantagens
Advantages
Cotton yarn market
Strategy
Vertical integration
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório de estágio incide sobre a análise da importância estratégica do negócio de fio de algodão, no contexto dos negócios da Têxteis J. F. Almeida, S.A. motivada por um investimento significativo na modernização e ampliação da fiação, realizado em 2017. A aquisição de conhecimentos específicos sobre o processo produtivo de fio de algodão diferenciado à Arco Têxteis incentivou a empresa e expandir a produção de fio e a investir na fiação. No entanto, apesar do aumento do interesse por parte da empresa na produção e comercialização de fio de algodão diferenciado, o mercado atual para este fio não é suficiente para permitir à empresa utilizar toda a capacidade instalada na fiação. Apesar de verticalmente integrada, como a tecelagem utiliza sobretudo fios não diferenciados na produção de tecidos, absorve pouca da produção de fio de algodão diferenciado. Este desajustamento faz com que a empresa opte por utilizar uma parte significativa da capacidade produtiva para produzir fios de algodão não diferenciados que são utilizados na tecelagem, sendo os excedentes vendidos no mercado, onde a empresa concorre em preços. Daqui resulta um problema organizacional e uma questão estratégica importante: a empresa deve apostar apenas na produção de fio de algodão diferenciado, explorando as suas vantagens competitivas e deixar parte considerável da sua capacidade de produção da fiação por utilizar? Ou deve, em alternativa, utilizar a capacidade excedentária da fiação na produção de fios não diferenciados, substituindo o mercado pela transferência interna? A análise baseia-se na observação participante, em dados disponibilizados pela empresa e ainda em dados publicados por entidades oficiais. Os resultados sugerem que a empresa deverá expandir o mercado alvo de fio de algodão diferenciado a nível nacional e internacional de forma a otimizar a sua capacidade produtiva rentabilizar o seu investimento, privilegiando o recurso ao mercado para a aquisição do fio não diferenciado utilizado na unidade a jusante, a tecelagem.
This internship report focuses on the analysis of the strategic importance of the cotton yarn business, in the context of Textiles J. F. Almeida, S.A. business, motivated by a significant investment in the modernization and expansion in the spinning unit, in 2017. The acquisition of specific knowledge about the differentiated cotton yarn production process from Arco Textiles encouraged the company to expand yarn production and to invest in spinning. However, despite the increased interest of the company about the production and marketing of differentiated cotton yarn, the current market for this yarn is not sufficient to allow the company to use all the installed capacity in spinning. Although vertically integrated, as weaving mainly uses undifferentiated yarns in the production of fabrics, it absorbs little from the production of differentiated cotton yarn. This mismatch means that the company chooses to use a significant part of its production capacity to produce undifferentiated cotton yarns that are used in weaving, and the surpluses are sold in the market, where the company competes in prices. This results in an organizational problem and an important strategic question: should the company focus solely on the production of differentiated cotton yarn, exploiting its competitive advantages and leaving a considerable part of its spinning production capacity unused? Or should it instead use the excess spinning capacity in the production of undifferentiated yarns, replacing the market with internal transfer? The analysis is based on participant observation, data provided by the company and data published by official entities. The results suggest that the company should expand its domestic and international differentiated cotton yarn target market in order to optimize its production capacity and make the most of its investment, using the purchase market. undifferentiated yarn to supply the downstream unit, weaving.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios em Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65203
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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