Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65198

TítuloTecnologia e literatura: as narrativas transmediáticas
Outro(s) título(s)Technology and literature: the transmedia storytelling
Tecnología y literatura: las narrativas transmedia
Autor(es)Martins, Moisés de Lemos
Palavras-chaveNarrativas transmediáticas
Média digitais
Tecnologia e literatura
Cultura tecnológica
Circum-navegação tecnológica
Transmedia storytelling
Digital media
Technology and literature
Technological culture
Technological circumnavigation
Narrativas transmedia
Medios digitales
Tecnología y literatura
Cultura tecnológica
Circunnavegación tecnológica
Data2020
EditoraPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Letras
RevistaLetras de Hoje
CitaçãoMartins, M. L. (2020). Tecnologia e literatura: as narrativas transmediáticas. Letras de Hoje, 55(1), 4-13. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.34786
Resumo(s)Foi o regime literário que produziu o Ocidente. No nosso tempo, todavia, o regime literário perdeu centralidade. Hoje, a cultura tem uma predominância tecnológica, sendo através deste processo de mediação que se exprime, cada vez mais, a vida contemporânea. Com efeito, os novos territórios, paisagens, atmosferas e ambientes tecnológicos levaram as comunidades humanas a circum-navegar sites, portais, blogues, videojogos, aplicações, repositórios digitais, museus virtuais, e também realidades virtuais implantadas em ambientes imersivos. Um tal processo teve como consequência a multiplicação dos conteúdos e a convergência de formatos, plataformas informáticas e linguagens. O movimento de aparelhamento tecnológico da cultura expandiu a experiência humana. Podemos falar, nestas circunstâncias, de uma galáxia de novos fluxos, ressonâncias, ritmos, cadências, sonoridades, durações, vibrações, que permitem a abertura das comunidades humanas à configuração de novas possibilidades de futuro. Entretanto, a expansão da experiência humana abriu também a possibilidade de novas narrativas sobre o humano. A essas narrativas damos-lhe o nome de narrativas transmediáticas, por se apoiarem na convergência dos média digitais. Este estudo interroga as narrativas transmediáticas, que se desdobram através de múltiplas plataformas. Procuramos saber em que medida estas narrativas constituem uma escrita criativa e literária, uma escrita que não responda apenas a necessidades de gestão e de comunicação política, nem se esgote na repetição, adaptação e propagação da mesma história.
The West was produced by the literary regime. In our times, however, the literary regime has lost centrality. These days, culture has a technological predominance, and through this process of mediation, contemporary life is increasingly expressed. In fact, the new territories, landscapes, atmospheres and technological environments led human communities to circumnavigate sites, portals, blogs, videogames, applications, digital repositories, virtual museums, and also virtual realities deployed in immersive environments. This process has resulted in the multiplication of contents and convergence of formats, computer platforms and languages. The movement of culture technological apparatus has expanded the human experience. We can talk in these circumstances, of a galaxy of new flows, resonances, rhythms, cadences, sounds, durations, vibrations, which allow human communities to be open to setting new future possibilities. The expansion of human experience has also opened the possibility of new narratives about the human. These narratives are called transmedia storytelling, because they rely on digital media convergence. This study examines transmedia storytelling, which unfold across multiple platforms. Let’s try to understand how these narratives constitute a creative and literary writing, that means, a writing that does not just respond to management and political communication needs nor runs out in repetition, adaptation and propagation of the same story.
Occidente fue producido por el régimen literario. En nuestro tiempo, sin embargo, el régimen literario ha perdido su centralidad. Hoy, la cultura tiene un predominio tecnológico, y es a través de este proceso de mediación que la vida contemporánea se expresa cada vez más. De hecho, los nuevos territorios, paisajes, atmósferas y entornos tecnológicos han llevado a las comunidades humanas a circunnavegar sitios web, portales, blogs, videojuegos, aplicaciones, repositorios digitales, museos virtuales, así como realidades virtuales implantadas en entornos inmersivos. Tal proceso dio como resultado la multiplicación de contenidos y la convergencia de formatos, plataformas informáticas y lenguajes. El movimiento de organización tecnológica de la cultura expandió la experiencia humana. Podemos hablar, en estas circunstancias, de una galaxia de nuevos flujos, resonancias, ritmos, cadencias, sonidos, duraciones, vibraciones, que permiten la apertura de las comunidades humanas a la configuración de nuevas posibilidades para el futuro. La expansión de la experiencia humana también abrió la posibilidad de nuevas narrativas sobre lo humano. A estas narrativas las llamamos narrativas transmedia porque se basan en la convergencia de los medios digitales. Este estudio cuestiona narrativas transmedia, que se desarrollan en múltiples plataformas. Pretendemos saber en qué medida estas narrativas constituyen una escritura creativa y literaria, una escritura que no solo responda a las necesidades de gestión y comunicación política, ni se quede sin repetición, adaptación y propagación de la misma historia.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65198
DOI10.15448/1984-7726.2020.1.34786
ISSN0101-3335
e-ISSN1984-7726
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.34786
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals
DCC - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Martins_Tecnologia-e-literatura.pdf265,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID