Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65013

TítuloA animação ambiental no youtube: reflexões para uma delimitação de um corpus de investigação
Outro(s) título(s)Environmental animation on youtube: reflections for a definition of a research corpus
Autor(es)Cerqueira, Jean Fábio
Carvalho, Anabela
Palavras-chaveComunicação ambiental
Animação ambiental
Youtube
Environmental communication
Environmental animation
Data2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)No cinema de animação as questões ambientais ganharam maior atenção a partir do final do anos 1990, quando a temática ambiental passou a ser representada de forma mais intensa nas produções do chamado mainstream e na vertente independente, consolidando, no cinema de animação, as funções constitutiva e pragmática da Comunicação Ambiental defendidas por Robert Cox (2010). Produções como FernGully (1992), Capitão Planeta e os Planetários (1996), Procurando Nemo (2003), Happy Feet (2006), Era do Gelo 2 (2006), Os Simpsons, o filme (2007), Wall-E (2008), Rio (2011), Lorax: em busca da trúfula perdida (2012), Peixe Frito (2005) e Man (2013) são ilustrativos desse cenário. Uma considerável parcela desta produção permanece em circulação através do Youtube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos da atualidade. É nesse contexto marcado pela expansão e diversificação da temática ambiental que o cinema de animação se mostra relevante aos estudos da mídia ambiental. Esse trabalho, decorrente da pesquisa de doutorado Novos meios, velhos ambientes: a natureza no cinema de animação compartilhado no Youtube, delimita uma estratégia de procedimento metodológico para definição de um corpus de trabalho de animações ambientais resultante das reflexões acerca dos desafios impostos pelas especificidades da produção animada e da plataforma observada.
Environmental issues have gained increasing attention in film animations from the late 1990s, when environmental themes became more frequent in both the so-called mainstream cinema and in independent movies, thus creating space in animated films for the constitutive and pragmatic functions of Environmental Communication as conceptualized by Robert Cox (2010). Productions such as FernGully (1992), Captain Planet And The Planeteers (1996), Finding Nemo (2003), Happy Feet (2006), Ice Age 2 (2006), The Simpsons Movie (2007), Wall-E (2008), Rio (2011), The Lorax (2012), Peixe Frito (2005) e Man (2013) illustrate this tendency. A considerable part of this production remains in circulation on Youtube, which is currently the largest video sharing platform. It is in this context, marked by the expansion and diversification of environmental themes, that film animation becomes relevant to environmental media studies. This paper, associated with the doctoral research project titled New media, old ambience: nature in film animations shared on Youtube, presents a methodological strategy for the definition of a research corpus of environmental films, which results from reflections on the specificities of animated film production and of the observed platform.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65013
ISBN978-989-8600-26-4
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/152
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_Cerqueira_Carvalho_Animacao-ambiental-youtube.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID