Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64759
Título: | Fantásticos portos: curadoria de cinema fantástico nos festivais Fantaspoa e Fantasporto |
Outro(s) título(s): | Fantastic ports: curatorship of fantastic cinema in Fantaspoa e Fantasporto film festivals |
Autor(es): | Oliveira, Conrado Hernandes de |
Orientador(es): | Pires, Helena Dale, Martin John |
Palavras-chave: | Cinema Fantástico Curadoria Fantasporto Fantaspoa Fantastic Curatorship |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente estudo tem como objetivo desenvolver, a partir da pesquisa bibliográfica e empírica
de metodologia qualitativa, uma investigação sobre a curadoria cinematográfica dedicada ao
cinema fantástico, em particular a partir dos festivais internacionais Fantaspoa, de Porto Alegre,
Brasil, e Fantasporto, no Porto, Portugal. Com a abordagem destas temáticas, a pesquisa tem
como pauta as correlações e distinções entre Fantaspoa e Fantasporto, assim como os interesses
e motivações do público com este particular gênero de cinema.
Para compreender as potencialidades deste cinema, a pesquisa estará inicialmente dedicada a
contextualizações bibliográficas e históricas no gênero fantástico e, da mesma forma, na figura
curatorial. A proposta tem como temas principais investigar quais são os elementos da curadoria
cinematográfica como forma mediadora e como ela é construída e percebida, como esta
curadoria é aplicada, desenvolvida e evolui ao longo dos anos nos dois festivais. Idealmente, a
partir do contato com espectadores dos festivais, ainda pretende-se compreender quais as
relações que os festivais e possivelmente seus curadores desenvolvem com seu público.
Para que tais objetivos sejam conquistados, a pesquisa se inicia com a conceituação em
profundidade do cinema fantástico e seu fascínio sobre o espectador desde o princípio do
cinematógrafo, invento dos irmãos Lumière, assim como sua participação afetiva despertada
pela arte. Doravante, o estudo se dedica à curadoria cinematográfica, ao papel do curador de
cinema, suas potencialidades e usuais atribuições, sejam em festivais de cinema, salas de
exibição ou acervos, serviços de streaming e arquivos fílmicos, seja como um “guardião” ou
“fazedor de ligações”. A partir desta conceituação, será possível aproximar o curador do
espectador, numa investigação que pretende compreender e avaliar o papel do primeiro para a
experiência cinematográfica do segundo.
Com as conceituações de cada universo, a pesquisa empírica e estudo comparativo estarão
finalmente dedicados aos festivais Fantasporto e Fantaspoa, com base metodológica e trabalho
de campo aplicados aos curadores destes festivais e aos espectadores dos mesmos – tornando
assim possível desenvolver as reflexões e correlações pretendidas a esta dissertação. The present study aims to develop, from the bibliographical and empirical research of qualitative methodology, an investigation about film curatorship dedicated to fantastic cinema, in particular to the international festivals Fantaspoa, from Porto Alegre, Brazil, and Fantasporto, in Porto, Portugal. With the approach of these themes, the research has as its agenda the correlations and distinctions between Fantaspoa and Fantasporto, as well as the interests and motivations of the public with this particular genre of cinema. To understand the potentialities of this cinema, the research will initially be dedicated to bibliographical and historical contextualization in the fantastic genre and also in the curatorial figure. The proposal has as its main themes to investigate what are the elements of film curation as a mediator form and how it is built and perceived, how this curation is applied, developed and evolved over the years in the two festivals. Ideally, from contact with festival spectators, it is intended to perceive what relationships festivals and their curators develop with the audience. In order to achieve these goals, the research begins with the in-depth conceptualization of fantastic cinema and its fascination with the viewer from the beginning of the Lumière brothers' cinematograph, as well as their affective participation aroused by art. Henceforth, the study is devoted to film curatorship, the role of the film curator, his potentialities and usual attributions, whether in film festivals, theaters, streaming services, film collections or archives, whether as a “guardian” or “caller” . From this conceptualization, it will be possible to bring the curator closer to the viewer, in an investigation that aims to understand and evaluate the role of the former to the cinematic experience of the latter. With the conceptualizations of each universe, empirical research and comparative study will finally be dedicated to the Fantasporto and Fantaspoa festivals, based on methodological and fieldwork applied to the curators of these festivals and their spectators - thus making it possible to develop the reflections and correlations intended for this dissertation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64759 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DCC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3_Dissertação_pg34132_Conrado+Oliveira.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons