Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64749
Título: | As Relações Públicas e o seu papel atual em torno das redes sociais: tendências e desafios |
Outro(s) título(s): | Public Relations and the social media management role: trends and challenges |
Autor(es): | Ribeiro, Pedro Eduardo Oliveira |
Orientador(es): | Mota-Ribeiro, Silvana |
Palavras-chave: | Redes sociais Gestão de redes sociais Relações públicas Social media Social media management Public relations |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O mundo está cada vez mais imiscuído em referências simbólicas, não materiais e
sobretudo digitais. As tecnologias e a sua evolução do último século até à atualidade têm
proporcionado uma crescente aquisição de equipamentos que permitem o acesso a plataformas
virtuais e digitais. Neste caso, foca-se nas redes sociais, que conglomeram crescentemente
utilizadores, quer em Portugal quer no resto do mundo. Com efeito, vistas simultaneamente como
uma oportunidade e como um conjunto de ameaças, requerem cada vez mais um trabalho de
gestão, especialmente da parte de determinadas entidades coletivas, mas também de casos
particulares. Na presente dissertação, pretende-se oferecer um panorama sobre a gestão de redes
sociais, do ponto de vista das Relações Públicas, ainda que se justifique recorrer a contributos de
outras disciplinas, como o Marketing, para as suportar. Com os resultados obtidos, com a
aplicação de um estudo exploratório, pretende-se revelar uma tentativa de comprovação das
tendências e dos desafios em torno das Relações Públicas, mais precisamente no que toca ao
caso da gestão de redes sociais. The world is increasingly immersed in symbolic, non-material and mostly digital references. Technologies and its evolution from the last century onwards have contributed to an increasing acquisition of devices that allow the access to virtual and digital platforms. In this case, the focus is the social media, which attract users day after day, not only in Portugal but all over the world. As a consequence, simultaneously seen as a set of opportunities and threats, they require more and more a management effort, especially in what comes to certain collective entities, even though some particular cases have started looking for it the same way. This dissertation aims to expose a panorama on social media management through the lens of Public Relations, considering the need of getting contributes from other subjects, for instance, the Marketing subject, as long as they benefit from those ones in their scope of action. Considering the results obtained, under the exploratory study that this dissertational work carries out, it is expected to suggest a group of trends and challenges on the Public Relations framework, more exactly in what concerns to the social media management. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64749 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3_Dissertacao_PG34159_PedroRibeiro.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons