Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64749

TítuloAs Relações Públicas e o seu papel atual em torno das redes sociais: tendências e desafios
Outro(s) título(s)Public Relations and the social media management role: trends and challenges
Autor(es)Ribeiro, Pedro Eduardo Oliveira
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveRedes sociais
Gestão de redes sociais
Relações públicas
Social media
Social media management
Public relations
Data2019
Resumo(s)O mundo está cada vez mais imiscuído em referências simbólicas, não materiais e sobretudo digitais. As tecnologias e a sua evolução do último século até à atualidade têm proporcionado uma crescente aquisição de equipamentos que permitem o acesso a plataformas virtuais e digitais. Neste caso, foca-se nas redes sociais, que conglomeram crescentemente utilizadores, quer em Portugal quer no resto do mundo. Com efeito, vistas simultaneamente como uma oportunidade e como um conjunto de ameaças, requerem cada vez mais um trabalho de gestão, especialmente da parte de determinadas entidades coletivas, mas também de casos particulares. Na presente dissertação, pretende-se oferecer um panorama sobre a gestão de redes sociais, do ponto de vista das Relações Públicas, ainda que se justifique recorrer a contributos de outras disciplinas, como o Marketing, para as suportar. Com os resultados obtidos, com a aplicação de um estudo exploratório, pretende-se revelar uma tentativa de comprovação das tendências e dos desafios em torno das Relações Públicas, mais precisamente no que toca ao caso da gestão de redes sociais.
The world is increasingly immersed in symbolic, non-material and mostly digital references. Technologies and its evolution from the last century onwards have contributed to an increasing acquisition of devices that allow the access to virtual and digital platforms. In this case, the focus is the social media, which attract users day after day, not only in Portugal but all over the world. As a consequence, simultaneously seen as a set of opportunities and threats, they require more and more a management effort, especially in what comes to certain collective entities, even though some particular cases have started looking for it the same way. This dissertation aims to expose a panorama on social media management through the lens of Public Relations, considering the need of getting contributes from other subjects, for instance, the Marketing subject, as long as they benefit from those ones in their scope of action. Considering the results obtained, under the exploratory study that this dissertational work carries out, it is expected to suggest a group of trends and challenges on the Public Relations framework, more exactly in what concerns to the social media management.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64749
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_PG34159_PedroRibeiro.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID