Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6472
Título: | Identity and representation in twentieth century postcolonial narrative from Nadine Gordimer to Salman Rushdie |
Autor(es): | Fonte, Liliana Martins da |
Orientador(es): | Macedo, Ana Gabriela |
Data: | 20-Out-2006 |
Resumo(s): | A deconstrução da relação entre a história e o indivíduo é um mote que escritores pós‐coloniais contemporâneos, como Nadine Gordimer e Salman Rushdie, se esforçam por empreender. Numa época em que a ética e a estética parecem estar em constante conflito, Gordimer e Rushdie expressam os seus pontos de vista na perspectiva de um narrador na primeira pessoa, reflectindo sobre as turbulências que afligem as suas respectivas nações pós‐coloniais, na segunda metade do século XX. Através da construção de paralelos e eventuais assimetrias entre os dois autores, esta tese pretende demonstrar a forma como ambos se imergem nas tensões morais e psicológicas dos seus países – a África do Sul de Gordimer e a Índia de Rushdie – tanto antes como após a independência daqueles da dominação colonial. Gordimer e Rushdie permitem que as suas experiências pessoais e sentimentos sobre ocorrências históricas se reflictam e transpreçam no desenrolar das suas narrativas, num complexo e extenso corpus que se revela, por vezes, e até certo ponto, contraditório. Num contínuo debate entre veracidade subjectiva e historicidade objectiva, a ficção de Gordimer e Rushdie age como uma contra‐narrativa no desmembrar de mitos canónicos e universalismos vários, problematizando assim a função do escritor enquanto consciência social da realidade que a literatura representa/ ficcionaliza. Gordimer e Rushdie referenciam, inesgotavelmente, a imaginação e a memória fragmentada como estratégias discursivas de um escritor migrante e/ ou pós‐colonial, preocupações essas que se prendem com a nação, a diáspora e a ameaça aos ideais de multiculturalismo, face à homogeneização cultural exercida pelo capitalismo multinacional e ao surgimento de fundamentalismos étnicos e religioso, ambos fenómenos indesejavelmente presentes na geopolítica actual. The deconstruction of the interrelationship between history and the individual is one that contemporary postcolonial writers lke Nadine Gordimer and Salman Rushdie endeavour to undertake. In an age where ethics and aesthetics seem to be in constant conflict, Gordimer and Rushdie express their points of view form the vantage point of a first‐person narrator, reflecting upon the turbulences that afflict their respective postcolonial nations, in the latter half of the twentieth century. Through the establishment of similarities and eventual asymmetries between the two writers, this thesis intends to show how both authors delve into the moral and psychological tensions of their native homelands – Gordimer’s South Africa and Rushdie’s India – prior to and after the independence from colonial dominance. Gordimer and Rushdie let their own personal experiences and sentiments on historical happenings transpire in the unfolding of heir narratives, by way of an extensive and somewhat complex corpus which reveals itself, per times, contradictory. In the ongoing debate between subjective veracity versus historical objectivity, Gordimer and Rushdie’s fiction acts as a counter‐narrative in the dismemberment of canonical myths and universalisms, thereby putting into service the function of the writer that both believe to be the social conscience of the reality which literature seems to represent/ fictionalize. Gordimer and Rushdie most insistently reference the imagination and fragmented memory as the discursive strategies of a migran or postcolonial writer; this writer’s ‘Third‐World’ concerns are fixed upon that of the nation, the diaspora and the threat posed to the ideal of multiculturalism, should cultural homogenisation be successfully effected by multinational capitalism, as well as, by the rise of ethnic and religious fundamentalisms, phenomena both perilously present in current geopolitics. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6472 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo: