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TítuloDeterminantes do desempenho dos alunos: evidência do programa PiSA para Portugal e Finlândia
Outro(s) título(s)Determinants of student performance: evidence of PiSA program for Portugal and Finland
Autor(es)Moreira, Luís Jorge Falcão
Orientador(es)Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de
Palavras-chaveDesempenho
Finlândia
PISA
Portugal
Finland
Performance
Data2019
Resumo(s)Depois das preocupações relativamente aos níveis de escolaridade que conduziram à expansão do acesso à educação nos mais variados países, vieram para a esfera pública as preocupações com a sua qualidade. A qualidade da educação de uma escola ou de um país é difícil de medir, sendo muitas vezes avaliada através do desempenho dos alunos conduzindo à produção de rankings. Portugal não é exceção neste domínio. Assumindo o desempenho dos estudantes um papel central nestas apreciações da qualidade da educação oferecida e recebida, torna evidente uma necessidade de perceber de forma detalhada o que se esconde por trás do desempenho dos alunos. Este trabalho surge assim com o objetivo de perceber quais são os principais determinantes do desempenho dos alunos (no final do ensino básico). Para o efeito são usados os dados do Programa PISA (Programme of International Student Assessment ), sendo estudado o desempenho dos alunos nas principais literacias avaliadas: Matemática, Leitura e Ciências. Tendo em vista identificar possíveis diferenças em termos de sistemas de ensino, é feita a comparação entre Portugal e a Finlândia, um país muitas vezes apontado como exemplo em matéria de sistema de ensino e com muito bons resultados nos testes internacionais. Com esses dados, é estimado um modelo de regressão linear múltipla, para explicar os fatores determinantes do desempenho dos alunos nos dois países nas três literacias, em 2015. Os resultados da estimação revelam a existência de vários determinantes que influenciam a pontuação das várias Literacias, nomeadamente as características do aluno como o seu género, a sua idade, se repetiu o ano, a frequência do pré-escolar, o stress e na família, o seu estado socioecónomico. Por outro lado, algumas das características da escola, como a turma, a autonomia, a região da escola e o tipo de escola não influenciam o desempenho dos alunos. O desempenho dos alunos da Finlândia é, em média, superior ao dos alunos portugueses.
Concerns over educational attainment have led to expanding access to education in a wide range of countries; concerns about their quality have come into the public sphere. The quality of education in a school or country is difficult to measure and is often assessed through student performance leading to ranking. Portugal is no exception in this domain. Assuming student performance is central to these assessments of the quality of education offered and received, there is a clear need to understand in detail what lurks behind student performance. This work comes with the objective of understanding the main determinants of student performance (at the end of basic education). For this purpose, data from the Program of International Student Assessment (PISA) are used, and students' performance in the main literacies evaluated: Mathematics, Reading and Science. In order to identify possible differences in education systems, a comparison is made between Portugal and Finland, a country often cited as an example in education systems and with very good results in international tests. With this data, a multiple linear regression model is estimated to explain the determinants of student performance in both countries across the three literacies in 2015. Estimation results reveal the existence of several determinants that influence the scores of the various literacies, namely the student's characteristics such as gender, age, repeated a grade, preschool attendance, stress and in the family, their socioeconomic status. On the other hand, some of the characteristics of the school, such as class, autonomy, school region and type of school do not influence student performance. The performance of Finnish students is on average higher than that of Portuguese students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64685
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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