Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64626
Título: | Representações sociais de crianças brasileiras sobre vacinação: subsídios para educação em saúde |
Autor(es): | Gaspi, Suelen de Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Controversias Doenças Propostas educacionais |
Data: | 2019 |
Editora: | Editora UFSM |
Citação: | Gaspi, S., Carvalho, G.S. & Júnior, C.A.O.M. (2019). Representações Sociais de Crianças Brasileiras Sobre Vacinação: Subsídios para Educação em Saúde. In: L.C.B. Tolentino-Neto e T.S. Canto-Dorow (Coord.) Anais - IX Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 3 Sul - Vidas em (re)união: Biologia em todos os sentidos. pp. 1-7. Santa Maria: UFSM, RS. |
Resumo(s): | Nos últimos anos a mídia vem divulgando situações em que famílias deixaram de vacinar seus filhos, fato este motivado por crenças que consideram a imunização insegura ou dispensável. No tocante ao processo educacional, o Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental assume um papel de destaque na promoção da educação para a saúde, em especial, a importância da vacinação e os perigos da falta da imunização. Uma maneira para compreender o que está ocorrendo e indicar caminhos para melhorar esta situação é investigar as concepções e representações sociais (RS) que os indivíduos possuem em relação à vacinação. Por este motivo, este estudo apresenta os resultados parciais de uma investigação sobre as RS de crianças das series iniciais da Educação Básica brasileira sobre a vacinação, coletados por meio da Técnica de Evocação Livre de Palavras, com o propósito de indicar subsídios para as propostas educacionais no Ensino de Ciências. A coleta de dados foi realizada com dezessete estudantes do quinto ano do ensino fundamental, a partir do tema indutor “vacinação”. Identificou-se que os estudantes associaram a vacinação essencialmente a dor e medo, indicando a necessidade de discussão sobre o tema e sua importância no contexto escolar. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64626 |
ISBN: | 978-65-990644-0-1 |
Versão da editora: | http://www.sbenbio3.ufsc.br/wp/anais-do-ix-erebio |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ErebioSul_Vacinacao.pdf | 965,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons