Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64597

TítuloInternacionalização de uma PME do setor têxtil: o caso Sotegui
Autor(es)Pontes, Cecília Fraga Pacheco Pereira
Orientador(es)Correia, Isabel M.
Palavras-chaveProcesso de internacionalização
Motivações
Seleção de mercados
Modo de entrada
Barreiras à exportação
Estratégia
Estudo de caso
Internationalization process
Motivations
Market selection
Input mode
Export barriers
Strategy
Case study
Data2019
Resumo(s)O presente relatório de estágio incide no estudo do processo de internacionalização da Sotegui, uma PME portuguesa, que se dedica à produção de têxteis para o lar, nomeadamente das variáveis endógenas e exógenas inerentes a todo o processo. O estágio curricular foi a base desta investigação e favoreceu a conjugação de conhecimentos adquiridos tanto na vertente teórica do Mestrado em Negócios Internacionais como no contexto empresarial real da empresa. O problema organizacional proposto surgiu do interesse da Sotegui em expandir a sua atividade para novos mercados, tornando-se cada vez menos dependente do mercado nacional. A análise descreve a estratégia utilizada pela empresa e enquadra as suas escolhas na literatura. Atendendo à dimensão da empresa, incide-se especialmente, no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PME), nomeadamente no setor têxtil. Com base na análise documental e na observação participante, o estudo permitiu analisar criticamente a estratégia seguida e fazer algumas recomendações, incidindo sobre os mercados escolhidos e identificando as suas razões. Com base na análise, recomenda-se à empresa que aposte no reforço da sua expansão para o mercado espanhol, tirando partido dos contactos e do conhecimento deste mercado. O modo de internacionalização neste mercado – a exportação direta – afigura-se como o mais adequado. Em relação à intenção de entrar no mercado japonês, da ponderação dos riscos e oportunidades que envolve, entendeu-se que a Sotegui deveria entrar neste mercado através da exportação indireta. Recomenda-se também uma estratégia de comunicação mais ativa, a qual deve passar essencialmente por um incremento no uso das ferramentas digitais, bem como pela participação em feiras e certames internacionais.
This internship report focuses on the study of the internationalization process of Sotegui, a Portuguese SME, which is dedicated to the production of home textiles, in particular the endogenous and exogenous variables inherent in the whole process. The curricular internship was the basis of this research and favoured the combination of knowledge acquired both in the theoretical aspects of the master’s in international business and in the real business context of the company. Thus, the proposed organizational problem arises from Sotegui's interest in expanding its activity to new markets, becoming less and less dependent on the national market. In this sense, the research addresses the essential themes intrinsic to the internationalization process, such as the motivations for internationalization, the selection of target markets, the modes of entry chosen, the barriers inherent in the internationalization process, and the business strategy to be adopted. Given the size of the company, it is particularly important in the context of small and medium-sized enterprises (SME), particularly in the textile sector. Based on the documentary analysis and participant observation, the study allowed us to critically analyse the strategy followed and make some recommendations, focusing on the chosen markets and identifying their reasons. Based on the analysis, it is recommended that the company bet on strengthening its expansion into the Spanish market, taking advantage of contacts and knowledge of this market. The mode of internationalization in market – direct exportation – seems to be the most appropriate. Regarding the intention to enter the Japanese market, considering the risks and opportunities it involves, it was understood that Sotegui should enter this market through indirect export. A more active communication strategy is also recommended, which should essentially involve an increase in the use of digital tools, as well as participation in international fairs and exhibitions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64597
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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