Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64557

TítuloO marketing estratégico nos negócios internacionais: as feiras e eventos
Outro(s) título(s)Strategic marketing in international business: the fairs and events
Autor(es)Oliveira, Ana Maria Sagres de
Orientador(es)Dolores, Susana
Palavras-chaveBusiness-to-business
Efacec
Feiras e eventos
Marketing estratégico
Negócios internacionais
Fairs and events
International business
Strategic marketing
Data2019
Resumo(s)Nos dias de hoje, a globalização mudou a forma como as empresas olham para os negócios – tornou-se estratégico olhar para o mercado como uma oportunidade de criar conhecimentos, contactos e procurar parceiros para a exponenciar a sua atividade comercial além-fronteiras. Desta forma, os negócios internacionais são muito mais do que trocas comerciais e os seus lucros. É extremamente importante que as empresas façam um estudo intensivo do mercado internacional, para boa gestão das relações com os parceiros e clientes e para, dessa forma, obter outros ganhos como a imagem e reputação da marca ou o desenvolvimento de novos produtos/ideias. Assim, as Feiras no plano Business-to-business podem ajudar nesta construção do conhecimento do mercado e na deteção de novas oportunidades de negócio, novos parceiros e clientes. O mantimento de relações de longo prazo, um estudo das novas tendências e o acompanhamento das inovações do mercado em primeira mão. O estudo desta matéria é muito pertinente, pois as ferias comerciais são cada vez mais populares e estão diretamente ligadas à vontade de entrar em novos mercados. Este relatório incide sobre o estágio curricular realizado na Efacec, no departamento do Marketing Estratégico, com a duração de 6 meses. Esta empresa portuguesa trata-se de um player com um cariz extremamente internacional, que desenvolve o seu trabalho nas áreas de energia, engenharia, ambiente, mobilidade elétrica e transportes. No relatório apresento conceitos do Marketing, do mercado Business-to-business e das Feiras comerciais. Apresento trabalho desenvolvido ao longo do estágio, com a gestão do processo de Feiras e Eventos internacionais, e apresentação de três estudos de caso, bem de outros estudos realizados. No final do relatório, é apresentada uma avaliação do estágio e da empresa, e dos principais desafios durante o mesmo.
Nowadays, globalization has changed the way companies look at international business - it has become strategic to look at the market as an opportunity to make network, with the creation of contacts and partners that support the business activity. In this way, international business is much more than trade and the profits that come from it. It is extremely important that firms make an intensive study of the international market, in order to manage relationships with partners and customers thus obtaining other gains in brand image and reputation, or in new products/ideas development. Trade Shows in the Business-to-Business context, can help firms to build market knowledge and to identify new business opportunities, new partners and customers. They also promote long-term relationships and provide information about new trends and market innovations. The study of this topic is extremely pertinent, as trade fairs are increasingly popular and are extremely linked to the desire to expose a new product in an international market. This report describes a 6-month internship at Efacec, in the Strategic Marketing department. This company is a Portuguese player focused on international market, which develops its work in the areas such as energy, engineering, environment, electric mobility and transport. Along this report, I will analyse the concepts of Marketing, business-to-business market and trade fairs. I also present the work developed throughout the internship on the fairs and events’ management process - and the presentation of three case studies, as well as other studies carried out. At the end of this report, is presented an evaluation of the internship and the company, as well as the main challenges.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64557
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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