Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64510

TítuloDesenvolvimento e aplicação de um modelo de suporte à validação de ideias de negócio baseadas em novos produtos ou serviços
Autor(es)Durães, Luís Miguel Pires
Orientador(es)Afonso, Paulo
Palavras-chaveDesign thinking
Lean startup
Modelo de negócio
Inovação
Desenvolvimento de novos produtos
Business model
Innovation
New product development
Data2019
Resumo(s)No atual contexto de competição global, os avanços tecnológicos, a par da constante alteração dos hábitos de consumo e do elevado nível de exigência dos clientes, têm permitido e exigido o aparecimento de soluções cada vez mais inovadoras, algumas delas muito bem-sucedidas, mas outras destinadas ao fracasso. Torna-se, portanto, importante conceber e implementar mecanismos que suportem o desenvolvimento e a validação de ideias de negócio com elevado potencial de sucesso e que sinalizem precocemente projetos com menores condições para singrarem no mercado, permitindo efetuar as correções necessárias em tempo útil ou abandonar o projeto. Este projeto de investigação centrou-se no desenvolvimento e aplicação de um modelo para a validação de ideias de negócios suportadas em novos produtos ou serviços de base tecnológica. O modelo proposto baseia-se nas abordagens Design Thinking, Lean Startup e Conceção do Modelo de Negócio e num processo que se desenrola em quatro etapas de validação: proposta de valor, mercado, modelo de negócio e económico-financeira. Considera-se que as diferentes abordagens e todas as validações são importantes e atuam de modo interdependente e complementar. A literatura académica é ainda escassa no que diz respeito à interligação entre estas abordagens e na prática há lacunas significativas na operacionalização de processos eficazes e eficientes que possibilitem a transformação de ideias em novos negócios. O modelo desenvolvido foi analisado com recurso a um estudo de caso centrado no projeto MobiBUS, desenvolvido na Bosch Car Multimédia. Este projeto visa melhorar a qualidade do serviço prestado pelas empresas de transportes públicos. Assim, foi possível a aplicação de diferentes abordagens nas quatro etapas de validação, uma vez que o produto em desenvolvimento se encontrava na fase de ideação. Como resultado, há a destacar a importância que as três abordagens representam para a validação de ideias de negócio e que a sua interligação ao longo das quatro etapas promove a comunicação e orienta uma equipa desde a ideação até ao momento em que o produto está pronto para ser lançado no mercado. Por outro lado, a utilização de momentos de validação e o recurso a entregáveis fomentou uma melhor tomada de decisão. No futuro, sugere-se a aplicação do modelo a diferentes ideias de negócio em diferentes fases de desenvolvimento.
In the current scenario of global competition, technological advances, constant change in consumer habits, and the high level of customer requirements, have allowed and demanded the emergence of even more innovative solutions, some of them very successful but others destinated to failure. It is, therefore, important to design and implement mechanisms that support the development and validation of business ideas with high potential for success and that single out early projects with less conditions to succeed in the market, allowing the necessary corrections to be made in time or to abandon the project. This research project focused on the development and implementation of a model to support the validation of business ideas supported by new technology-based products or services. The proposed model is based on the Design Thinking, Lean Startup and Business Model Design approaches and on processes that take place in four stages of validation: value proposition, market, business model and financial-economic. The different approaches and all validations are considered important, and act in an interdependent and complementary manner. Academic literature is still scarce with regard to the interconnection between these approaches, and in practice there are significant gaps in the operationalization of effective and efficient processes, that enable the transformation of ideas into new businesses. The model developed was analyzed using a case study focused on the MobiBUS project, developed at Bosch Car Multimedia. This project aims the improvement of the service quality provided by public transport companies. Thus, it was possible to apply different approaches throughout the four stages of validation, since the product under development was in the design phase. As a result, it is important to highlight the importance that the three approaches represent for the validation of business ideas and that their interconnection throughout the four stages promotes communication and guides the team from the ideation to the moment before the product is ready to be launched on the market. On the other hand, the use of validation moments, between stages, and the use of deliverables fostered better decision making. In the future, it is suggested to use the application of the model to different business ideas in different stages of development and its comparative analysis with other validation models.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64510
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_LuisDuraes.pdf4,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID