Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64500

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Paulopor
dc.contributor.authorVeiga, Ricardina Mendespor
dc.date.accessioned2020-03-19T16:43:38Z-
dc.date.available2020-03-19T16:43:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64500-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidadepor
dc.description.abstractAtualmente, a qualidade está inerente em tudo o que queremos ou fazemos. Todos queremos ter uma boa qualidade de vida, todos queremos ter produtos com qualidade. É por isso um conceito transversal no mundo, apesar das suas diversas definições. Com todas as fontes de conhecimento que o cliente agora possui, uma empresa é forçada a evoluir constantemente no mercado para poder sobreviver. Essa evolução passa por identificar oportunidades de melhorias na gestão da empresa, para que esta se torne mais eficiente com clientes mais satisfeitos e fidelizados. Para a Vimajofil, uma microempresa sediada no concelho de Guimarães, a implementação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica tomada para a melhoria da gestão de todos os seus processos, possibilitando a entrada em novos mercados. Assim, o objetivo deste trabalho é implementar um SGQ na Vimajofil, baseado na norma NP EN ISO 9001:2015, uma norma reconhecida mundialmente, preparando a empresa para a respetiva certificação. Para medir o impacto da implementação foram recolhidos dados do estado da Vimajofil no início do projeto e após o trabalho de implementação. Através dos resultados obtidos é notório que a gestão da Vimajofil melhorou, principalmente pelo aumento da produção em quase todos os meses do ano, relativamente ao anterior. Anteriormente a esta intervenção, a Vimajofil não fazia a monitorização dos seus processos e não trabalhava para objetivos. Neste momento, a Vimajofil conhece as suas limitações, e através do controlo de processos aprendeu a ultrapassá-las. Ao longo do tempo, este trabalho resultou numa diminuição de não conformidades existentes, oferecendo uma base sólida para o desenvolvimento sustentável da empresa.por
dc.description.abstractNowadays, quality is in everything we want or do. We all wish to have a good quality of life, we all want to buy products with quality. Quality is therefore, a transversal concept in the world, despite its many definitions. With all the sources of knowledge that the clients can access, an enterprise is forced to constantly innovate and evolve in the market to survive. That evolution goes through identifying management improvement opportunities, so that the enterprise become more efficient, gaining more satisfied and loyal clients. To Vimajofil, a micro enterprise headquartered in Guimarães, Portugal, the implementation of a quality management system (QMS) is a strategic decision taken to improve the management its processes visioning to achieve other markets. Focusing on that, the aim of this project is to implement, in Vimajofil, a QMS based on the world’s most best known QMS standard ISO 9001:2015, preparing the enterprise for its certification. To measure the impact of the implementation, data were collected in the begging of the intervention, and after the implementation of the QMS. Based on the results, is notorious that the management of Vimajofil have improved, mainly by the increase of income almost in every month. Before this intervention, Vimajofil had no control on its processes and had no goals to achieve. Now, Vimajofil acknowledge its limitations and through process control, learn to overcome them. Overtime, this has resulted on a lower quantity of non-conformities offering a solid base to sustainable development in the enterprise.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectGestãopor
dc.subjectImpactopor
dc.subjectISO 9001:2015por
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectImpactpor
dc.subjectManagementpor
dc.subjectQualitypor
dc.titleImplementação da norma ISO 9001:2015 numa empresa de serralharia civilpor
dc.title.alternativeImplementation of the ISO 9001:2015 standard in a civil metalworking enterprisepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202370747por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoFinal_Ricardina.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID