Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/64435

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Robertopor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2020-03-16T21:12:18Z-
dc.date.available2020-03-16T21:12:18Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationLima, R. & Lencastre, J. A. (2019). Avaliação de usabilidade de módulos online referentes às práticas profissionais da plataforma suap do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). In Manuel Peralbo et al. (ed.), Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp.3660-3677). A Coruña: ACIP.por
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64435-
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo de avaliação de usabilidade dos módulos relacionados à prática profissional do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). No SUAP os módulos que são referentes às práticas profissionais são os de (i) Estágio, de (ii) Aprendizagem, de (iii) Gestão de Projetos de Extensão, de (iv) Gestão de Projetos de Pesquisa e de (v) Atividade Profissional Efetiva. Os participantes da pesquisa foram os professores e alunos do IFRN – Campus Nova Cruz. Para recolha de dados foi utilizado um questionário de avaliação de usabilidade dividido em 9 categorias (1) experiência do usuário, (2) aspecto visual de interface, (3) navegação, (4) gestão de erros, (5) consistência, (6) controle, (7) conteúdo, (8) feedback e (9) facilidade de aprendizado, seguido de um questionário SUS (System Usability Scale), para obter o grau de satisfação dos utilizadores em relação aos módulos em estudo e identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos. Após a análise dos resultados, os módulos foram considerados bons tanto pelos professores quanto pelos alunos e, em nível de satisfação, obtemos scores 62,5 e 71,3 pontos na opinião de professores e alunos, respectivamente. Para trabalhos futuros, serão viáveis entrevistas focus group, para identificar a percepção dos usuários no uso dos módulos, analisar o nível de acompanhamento da prática profissional e propor melhorias na usabilidade dos módulos em estudo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectusabilidadepor
dc.subjectavaliaçãopor
dc.subjectSUSpor
dc.subjectprática profissionalpor
dc.titleAvaliação de usabilidade de módulos online referentes à práticas profissionais da plataforma SUAPpor
dc.title.alternativeEvaluation of usability of online modules related to the professional practices of the SUAP platformpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate4-5-6 de setembro de 2019por
sdum.event.titleXV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogíapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage3660por
oaire.citationEndPage3677por
oaire.citationConferencePlaceA Coruñapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogíapor
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_XVCongreso_Roberto_Lima.pdf839,44 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID