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dc.contributor.authorMoura, Isabel Cristina A. A.-
dc.date.accessioned2004-10-08T14:31:28Z-
dc.date.available2004-10-08T14:31:28Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/643-
dc.description.abstractDiariamente as organizações debatem-se com inúmeros desafios. Na tentativa de conseguirem fazer face a complexidade do ambiente em que se movimentam e superar os mais variados problemas que se lhes deparam elas têm recorrido, cada vez mais, às novas tecnologias de informação e ao trabalho de grupo. Contudo, as novas tecnologias necessitam ser testadas e validadas (i.e., avaliadas), no que diz respeito à sua qualidade, eficácia, eficiência e impacto provocado nos indivíduos, grupos e organizacões que as utilizam, para que delas se possa tirar o maior partido possível. Estes são alguns dos motivos que têm feito despertar um maior interesse pela avaliacão de sistemas informáticos. Existem já inúmeros estudos sobre este tema, mas poucos são os que procuram ver a avaliação sob uma perspectiva global e abrangente. A presente dissertacão tem por finalidade encontrar medidas para avaliar o sucesso de sistemas computacionais especificamente dedicados a apoiar o trabalho de grupo (SATGs). Urn estudo realizado por DeLone e McLean (1992) sobre o sucesso dos sistemas informáticos, serviu como ponto de partida. O referido estudo propõe um modelo para avaliar tais sistemas. A avaliação e encarada, neste trabalho, como um todo visto sob várias perspectivas (ou vertentes). Estas são: a qualidade do sistema, a qualidade da informacão, a utilizacão, a satisfacão do utilizador, o impacto individual e organizational. cada uma reunindo um conjunto de medidas destinadas a avaliar o sucesso dos sistemas informáticos. Para avaliar um SATG o modelo mencionado denota algumas insuficiências, já que não abrange estes sistemas. 0 trabalho realizado constou de uma selecção e análise de estudos sobre a avaliação do sucesso dos SATGs. Como resultado, foram (i) encontradas medidas destinadas a avaliar, o impacto (ou a influencia) desses sistemas nos grupos e (ii) identificados métodos de investigação (tais como, estudos de campo, estudo de casos, experiências laboratoriais e de campo) também empregues na avaliação dos restantes sistemas informáticos. Uma sistematização das medidas conseguidas deu origem a uma nova perspectiva para avaliar o sucesso dos SATGs - o impacto no grupo. Houve entao que estender o modelo de sucesso proposto por DeLone e McLean (1992) aos SATGs. Este facto conduziu a elaboração de um modelo de sucesso para os SATGs.eng
dc.description.abstractOrganizations regularly meet with various challenges. While having to face the complexities of their environment and to solve the various problems they have to deal with, firms have been incrementally making use of the new information technologies and of group work. However, the new technologies need to be tested and validated (i.e., evaluated) in what concerns to their quality, effectiveness, efficiency and impact on the individuals, groups and organizations that make use of them, and this in order to take the greatest possible advantage of them. These are some of the motives that have led to a greater interest in the evaluation of computer supported systems. Although there are already many studies on this subject, only a few of those consider the evaluation globally and in a comprehensive way. The present thesis has the following objective: to come up with measures to evaluate the success of those computing systems specifically designed to support work group. It was a study made by DeLone and McLean (1992) on the success of the computer supported systems that served as the starting point for the present work. The aforementioned study presents a model to evaluate such systems. In this work, one considers evaluation as a whole under the following perspectives: system quality, information quality, use, user satisfaction, individual impact and organizational impact. Each of these perspectives involves a number of measures designed to evaluate the success of computer supported systems. The model already mentioned presents some deficiencies in what concerns the evaluation of computer supported work group systems, since it does not comprehend them. The present work involves a selection and analysis of studies on the evaluation of the success of computer supported work group systems. Its findings are as follows: (1) measures to evaluate the impact (or effect) of those systems on groups were obtained; (2) research methods (e.g., field studies, case studies, laboratory experiments and field experiments), such as those employed in the evaluation of the remaining computer supported systems were identified. A new perspective on the evaluation of the success of computer supported work group systems - group impact - was brought about by a systematization of the measures which were arrived at. The model of success as presented by DeLone and McLean (1992) was then extended to computer supported work group systems, which extension, in its turn, resulted in a model of success for those systems.eng
dc.description.sponsorshipCOLABORA, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica - Tarefa C.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleA avaliação do sucesso dos sistemas de apoio ao trabalho de grupo : algumas questõeseng
dc.typemasterThesiseng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI/CCTC - Dissertações de Mestrado (master thesis)

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