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TítuloIntegração profissional e formação em jornalismo e comunicação : o caso da Universidade do Minho
Autor(es)Marinho, Sandra
Palavras-chaveJornalismo
Ensino
Empregabilidade
DataMar-2007
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)
CitaçãoMARINHO, J. ; SILVA, S., eds. – “Integração Profissional dos Licenciados em Jornalismo/Ciências da Comunicação : actas do Congresso Internacional Premium, Porto, 2007.” Porto : Universidade do Porto, 2007. ISBN 978-989-20-0558-4.
Resumo(s)Pretende-se, com esta comunicação, abordar a problemática da integração profissional dos licenciados em Jornalismo e Ciências da Comunicação, a partir do caso da Universidade do Minho, recorrendo, para isso, à apresentação e discussão dos dados do “Inquérito aos Licenciados da Universidade do Minho”, que recolhe informação junto dos antigos estudantes da Licenciatura em Comunicação Social, relativamente à sua formação inicial, pós-graduada e trajectória profissional, e regista a sua avaliação subjectiva acerca da licenciatura e da Universidade. Defendemos que a monitorização da empregabilidade é uma actividade de grande importância para os projectos de ensino e formação em jornalismo, o que justificaria uma acção concertada, extensiva à totalidade da oferta na área e com periodicidade regular. A nossa argumentação assenta em dois pressupostos fundamentais: - A discussão sobre a integração profissional é indissociável do debate sobre o ensino e formação e jornalismo, o que exigiria, para ser eficaz, a superação das dicotomias teoria/prática, universidade mercado ou académicos/jornalistas. - A actividade jornalística é essencial para a democracia, daí que este debate deva interessar e implicar todos: jornalistas, “donos dos media”, estudantes, docentes e sociedade civil.
Departing from the case of Minho University, we will discuss journalism and communication students’ professional integration. We will use data from “Minho University Graduates’ Inquiry”, that gathers information about former students’ graduation, post graduation and professional trajectory, and registers their evaluation of the graduation program and of Minho University. We believe that the observation of professional integration is crucial to journalism and communication education, which justifies a periodical and extensive monitorization activity. Our debate presupposes two basic premises: - Professional integration and journalism and communication education are indissociable and, to discuss them effectively we must go beyond the dichotomies theory/practice, academy/market and academics/journalists. - Journalism is crucial to democracy, which means that this debate should interest and profit from everyone’s ideas: journalists, “media owners”, students, teachers and civil society.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6426
ISBN978-989-20-0558-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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