Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64249

TítuloO empoderamento da mulher do Seridó Norte-rio-grandense: inclusão social a partir do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) - Campus Caicó
Outro(s) título(s)Empowerment of Seridó Norteriograndense women: social inclusion through the Thousand Women Program at the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Brazil) - Campus Caicó
Autor(es)Azevedo, Maria das Vitórias de Macêdo
Orientador(es)Vilarinho, Emília
Palavras-chaveEmpoderamento das mulheres
Formação profissional
Programa Mulheres Mil
Professional qualification
Thousand Women Program
Women's empowerment
Data2020
Resumo(s)Este trabalho procura estudar o empoderamento feminino a partir da percepção das alunas do curso de costureiro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)/Campus Caicó, integrado ao Programa Mulheres Mil, no ano de 2018. De natureza qualitativa, tem como objetivo compreender os efeitos do Programa Mulheres Mil no empoderamento das mulheres que participaram do curso de qualificação profissional no referido campus. O Programa Mulheres Mil é uma política pública que se propõe propiciar às mulheres em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de elevação da escolaridade e inclusão social e cidadã através da formação profissionalizante, de maneira a promover o empoderamento e a inserção no mundo do trabalho. Esta pesquisa, cujo método foi o estudo de caso, partiu do seguinte questionamento: Qual o motivo para o regresso à escola? Busca pela empregabilidade ou fator de emancipação? O referencial teórico baseia-se nas contribuições de autores que discutem as problemáticas de gênero, do empoderamento em suas diferentes dimensões e a implementação de políticas públicas educacionais destinadas ao combate das desigualdades de gênero e promoção da garantia de direitos às mulheres no Brasil. Para traçarmos o perfil das participantes, foi realizada uma análise documental dos questionários socioeconômicos aplicados no momento do ingresso no curso. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi entrevista semiestruturada com intuito de conhecer as motivações para ingressar no programa, expectativas e contribuições para o capital social, influenciando no empoderamento e emancipação social. A análise dos dados foi inspirada na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016)1 articulados ao referencial teórico pesquisado. Os dados recolhidos indicam que o Programa Mulheres Mil se constitui um importante potencializador do empoderamento de mulheres à medida que proporciona uma formação educacional voltada para a cidadania, tendo como principais resultados o sentimento de empreendedorismo, a elevação da autoestima, interação social e conhecimento sobre os direitos da mulher. No que diz respeito à inserção no mercado de trabalho, os objetivos não foram atingidos.
This work aims to study the female empowerment through the perception of the students from the tailor course of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Brazil)/Campus Caicó, integrated to the Thousand Women Program, in 2018. Of a qualitative nature, it aims to understand the effects of the Thousand Women Program on the empowerment of women who participated in the vocational training course at the campus. The Thousand Women Program is a public policy that aims to provide women in situations of social vulnerability, the possibility of raising their education, social and citizen inclusion through this vocational training, in order to promote empowerment and insertion in the labor market. This research, whose method was based on the case study, started from the following question: What is the reason for returning to school? Looking for employability or emancipation factor? The theoretical framework is based on the contributions of authors who discuss gender issues, empowerment in its different dimensions, and the implementation of educational public policies aimed at fighting gender inequalities and promoting women's rights in Brazil. In order to outline the profile of the participants, a documentary analysis was performed on the socioeconomic questionnaries applied at the time of entering the course. The instrument used for data collection was a semi-structured interview in order to know the motivations for joining the program, expectations and contributions to social capital, influencing social empowerment and emancipation. Data analysis was inspired by the technique of content analysis (Bardin, 2016) articulated to the researched theoretical framework. The data collected indicate that the Thousand Women Program constitutes as an important enhancer of women's empowerment as it provides an educational formation focused on citizenship, having as main results the feeling of entrepreneurship, the increase of self-esteem, social interaction and knowledge about women's rights. Regarding the insertion in the labor market, the objectives were not archieve.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64249
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria das Vitórias de Macêdo Azevedo.pdf3,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID