Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64246
Título: | Autoconceito e adaptação social na adolescência: estudo exploratório de adaptação do programa PRODICE |
Outro(s) título(s): | Caracterização e correlação de variáveis psicológicas e comportamentais da violência escolar Description and correlation of psychological and behavioral variables of school violence |
Autor(es): | Maia, Hugo Tiago Silva |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Adaptação social Autoconceito Bullying Violência escolar Bullying Self-concept Social adaptation School violence |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O bullying é um problema mundial, que se manifesta de forma multifacetada e multidimensional,
e que acarreta consequências negativas, quer para o aluno, quer para a comunidade escolar, e mesmo
para a sociedade em geral. Neste sentido, a escola é um dos contextos que tem sido alvo de estudo e
de amplo debate pelo preocupante fenómeno da violência escolar (Martins, 2013).
O presente trabalho de investigação pretende perceber de que forma o autoconceito se relaciona
com determinados comportamentos e atitudes dos alunos, e em que medida essa relação se associa à
problemática da violência escolar e à prevenção da mesma.
O estudo tem um caráter exploratório e correlacional, e os dados foram recolhidos através da
aplicação da Escala de Autoconceito e do Programa de Deteção e Intervenção na Convivência Escolar
(PRODICE), junto de uma amostra constituída por 2 turmas do 8.º ano de escolaridade.
Apesar de não existirem resultados estatisticamente significativos, não sendo possível retirar
conclusões validadas cientificamente, os resultados recolhidos parecem indicar que o autoconceito se
encontra relacionado com diferentes indicadores comportamentais da violência escolar. Mais
especificamente, os dados revelam uma tendência para valores mais baixos de autoconceito global
estarem relacionados com níveis mais elevados de indicadores de problemas de comportamento e de
violência escolar: conduta antissocial, apatia e retraimento, desvalorização de si mesmo, e dificuldade
de compreensão das situações sociais. Por outro lado, o autoconceito positivo aparece relacionado com
níveis mais elevados de ajuda e colaboração e conformidade social, ambos indicadores comportamentais
protetores de situações de violência escolar.
O presente estudo apresenta-se, assim, como um contributo importante para a compreensão
dos fatores intervenientes no desenvolvimento de personalidades/perfis psicológicos e comportamentais
potencialmente geradores de violência escolar.
Da presente dissertação, são ainda tecidas algumas considerações finais, que incluem a reflexão
sobre as limitações do estudo e a sugestão de possíveis linhas orientadoras para futuras investigações. Bullying is a worldwide problem that manifests itself in a multifaceted and multidimensional way and it has negative consequences for both the student and the school community, and even for society. In this sense, the school is one of the contexts that has been the subject of study and wide debate by the worrying phenomenon of school violence (Martins, 2013). This research aims to understand how self-concept relates to certain students’ behaviors and attitudes, and how this relationship is related to the problem of school violence and its prevention. The study has exploratory and correlational features, and the data were collected through the application of the Self-Concept Scale and the School Living Detection and Intervention Program (PRODICE), with an investigation sample of 2 classes from the 8th grade. Although there are no statistically significant results, so it is not possible to draw scientifically validated conclusions, the results seem to indicate that self-concept is related to different behavioral indicators of school violence. More specifically, the data reveal a tendency for lower global self-concept values to be related to higher levels of behavioral and school violence indicators: antisocial conduct, apathy and withdrawal, self-devaluation, and difficulty in understanding social situations. On the other hand, positive self-concept appears to be related to higher levels of assistance and collaboration, and to social compliance, both protective behavioral indicators of school violence. This study presents itself as an important contribution to the understanding of the intervening factors in the development of psychological and behavioral personalities/ profiles potentially related to school violence. Also, some final considerations are made, which include some discussion about the study limitations and the suggestion of possible guidelines for future investigations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64246 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hugo Tiago Silva Maia.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons