Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/6411

TítuloIntrodução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos: comunicação
Autor(es)Ferreira, Miguel
Palavras-chavePreservação digital
Estratégias
Estado da arte
Obsolescência tecnológica
Conceitos
Objecto digital
Data20-Mar-2007
Resumo(s)Uma parte significativa de todo o output intelectual que actualmente é produzido nas nossas organizações é concebido recorrendo a ferramentas digitais. A simplicidade com que o material digital pode ser criado e disseminado através das modernas redes de comunicação e a qualidade do produto final são factores determinantes na adopção deste tipo de ferramentas. No entanto, o material digital carrega consigo um problema estrutural que coloca em risco a sua longevidade. Embora um documento digital possa ser copiado infinitas vezes sem qualquer perda de qualidade, este exige a presença de um contexto tecnológico para que possa ser devidamente interpretado por um ser humano. Esta dependência tecnológica torna-o vulnerável à rápida obsolescência a que geralmente a tecnologia está sujeita. Num mundo onde cada vez mais organizações dependem da informação digital que produzem, torna-se premente a implementação de técnicas e políticas concertadas que vão no sentido de garantir a perenidade e a acessibilidade a este tipo de informação. Designa-se, assim, por Preservação Digital o conjunto de actividades ou processos responsáveis por garantir o acesso continuado e a longo-prazo à informação e restante património cultural existente em formatos digitais. A preservação digital consiste, assim, na capacidade de garantir que a informação permanece acessível e com qualidades de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada recorrendo a uma plataforma tecnológica diferente daquela que fora utilizada na sua criação. Ao longo dos últimos 10 anos, muitos projectos e iniciativas contribuíram para a edificação da base de conhecimento que actualmente suporta o domínio científico da preservação digital. Desses projectos resultaram ideias, conceitos e estratégias que conduziram ao reconhecimento universal do problema e à elaboração de soluções técnicas capazes de dissolver o problema. Nesta comunicação serão introduzidos os conceitos fundamentais que suportam o domínio da preservação digital, bem como algumas das soluções técnicas mais frequentemente citadas neste contexto.
TipooralPresentation
DescriçãoApresentação efectuada nas Jornadas de Trabalho - "A gestão da informação na era digital", Trofa, Portugal, 20 Abril 2007.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6411
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:DSI - Sociedade da Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GIED07-0.4.pdfApresentação1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis