Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64017

TítuloExamining tourism stakeholder networks and relationship quality: the specific case of Peneda Gerês National Park (PNPG)
Outro(s) título(s)Análise das redes de stakeholders e qualidade de relacionamento em turismo: o caso do Parque Nacional Peneda Gerês
Autor(es)Nogueira, Sónia Fernanda Moreira
Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveActors
Networks
Relationships
Stakeholders
Tourism
Atores
Redes
Relacionamentos
Turismo
Data2014
EditoraAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)
RevistaRevista Portuguesa de Estudos Regionais
Resumo(s)This paper draws insights from three key strategic management theories: the stakeholder theory, the network theory and the relationship quality theory. It examines how viable tourism policies could best be developed in PGNP, considering the stakeholder networks related to tourism, specifically by considering the relationship quality (trust, commitment and cooperation). Under this view it addresses the structure, nature and composition of ties among PNPG stakeholders using social network analysis (SNA) methodology, combining qualitative and quantitative techniques. Additionally, the study categorizes stakeholders according to the "stakeholder salience" model, illustrates the relationship quality among the network and stakeholder's positioning in a complex structure of relationships informing about interactions, providing possible directions to minimize potential constraints in networks.
Este artigo reúne contributos de três importantes teorias no âmbito da gestão estratégica, a saber: a teoria dos stakeholders, a teoria de redes e a teoria da qualidade do relacionamento. Pretende examinar como podem ser desenvolvidas políticas de turismo viáveis no PNPG considerando as redes de atores ligados ao turismo, analisando especificamente a qualidade do relacionamento (confiança, compromisso e cooperação). Tendo em conta esta perspetiva, este artigo analisa a estrutura, a natureza e a composição das interações entre os stakeholders do PNPG com recurso à metodologia de redes sociais, combinando técnicas qualitativas e quantitativas. Acresce ainda que o estudo classifica os stakeholders de acordo com o modelo de “saliência dos stakeholders”, ilustrando a qualidade do relacionamento entre stakeholders, o seu posicionamento numa estrutura complexa de relacionamentos, informando sobre as interações ocorridas e fornecendo possíveis orientações para minimizar eventuais restrições inerentes às redes sociais.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64017
ISSN1645-586X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:iMARKE - Publicações em Revistas (com revisão por pares) / Articles in Journals (peer reviewed)

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