Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63902

TítuloDesign de experiência em festivais
Outro(s) título(s)Experience design on festivals
Autor(es)Gonçalves, Maria Beatriz Soares
Orientador(es)Providência, B
Carvalho, Cecília Maria Peixoto
Palavras-chaveDesign de experiência
Estudo do público
Festivais de música
Produção de eventos
Experience design
Publics’ study
Music festivals
Event production
Data2019
Resumo(s)Hoje em dia, as pessoas procuram cada vez mais vivenciar acontecimentos que lhes proporcionem momentos únicos e marcantes. Os eventos culturais, nomeadamente festivais de música, estão intimamente ligados a uma função social e cultural, e, por isso, são eventos capazes de proporcionar novas experiências a quem os visita. Em Portugal, a procura de festivais de música tem vindo a aumentar significativamente, registandose como um fenómeno em massa. Consequentemente, a indústria e a oferta também se encontram em constante crescimento e propondo festivais extremamente diversos. A partir de uma análise de festivais de música em Portugal, esta investigação teve como objetivo alargar a compreensão do design de experiência e dos conceitos que o complementam, assim como perceber quais os fatores que influenciam a experiência dos seus públicos. O desafio contemplava a identificação de oportunidades para a intervenção do design de experiência e a respetiva abertura que os produtores de eventos nacionais manifestam, enquanto se averigua a consciência dos mesmos em relação à experiência dos seus públicos. A estratégia metodológica recorreu ao questionário e às sondas culturais para recolha de dados sobre o público, e à entrevista com os produtores dos quatro festivais em estudo. A presente dissertação documenta e descreve o processo de investigação, que inclui a evolução da revisão bibliográfica à fase de trabalho de campo. Apesar das limitações da amostra, os resultados obtidos comprovam a existência de fatores que moldam a experiência de um indivíduo e quais são esses fatores. Foi também possível concluir que os produtores de eventos têm, de facto, preocupações com a experiência, abrindo, por isso mesmo, oportunidades para designers.
People are increasingly seeking events which provide them unique and striking moments. Cultural events, notably music festivals, are closely linked to a social and cultural role, and, therefore, are opportunities for new experiences to those who visit them. In Portugal, the demand for music festivals has been increasing significantly, registering as a mass phenomenon. Consequently, industry and supply are also steady grow and presenting extremely diverse festivals. From a Portuguese music festivals analysis, this research aimed to broaden the understanding of experience design and the concepts that complement it, as well as to understand which factors influence the experience of its publics. The challenge was to identify opportunities for the intervention of experience design and the openness that producers of national events manifest, while ascertaining their awareness of the experience of their publics. The methodological strategy used the questionnaire and cultural probes to collect data from publics, and the interview with the producers of the four festivals under study. This dissertation documents and describes the research process, including the evolution of the literature review to the field work phase. Despite sampling limitations, results evidenced the existence of factors that shape an individual's experience, and what these factors are. It was also possible to conclude that event producers do have concerns about experience, and thus opening opportunities for designers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63902
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_Maria Beatriz Soares Gonçalves.pdf14,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID