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TítuloAfinação como meio de uma vivência musical afetiva e efetiva: os exercícios melódicos e harmónicos como base para o seu desenvolvimento nas aulas de Formação Musical
Outro(s) título(s)Tuning as a means of an affective and effective musical experience: melodic and harmonic exercises as a basis for their development in Music Training classes
Autor(es)Horbatyuk, Iryna
Orientador(es)Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Palavras-chaveAfinação vocal
Consciência harmónica
Competências auditivas
Memória auditiva
Harmonic consciousness
Listening skills and memory
Vocal tuning
Data2020
Resumo(s)No âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizamos uma Intervenção Pedagógica Supervisionada no ano letivo 2018/2019, no Grupo de Recrutamento M28 - Formação Musical. A investigação teve como objetivos o estudo das condicionantes de afinação, estabelecer a relação entre desenvolvimento de competências auditivas, memória tonal e consciência harmónica com a afinação vocal. Determinar a influência de técnica vocal, conhecimentos de fisiologia de aparelho fonador e questões relacionados com a pedagogia de ensino de música e canto, em diferentes faixas etárias para aprimorar a afinação. A Intervenção Pedagógica, de caráter metodológico investigação-ação, teve como objetivos: a) desenvolver a memória tonal, a consciência harmónica e a independência vocal através de interpretação dos exercícios melódicos e harmónicos, canções em diferentes contextos musicais (modos Maior e menor, com introdução de alterações na melodia e no ritmo) para aprimorar a afinação; b) implementar as estratégias de ensino de canto, com base na técnica vocal e exemplificação de emissão sonora correta, nas aulas de Formação Musical com objetivo de desenvolver ou cuidar de uma perceção auditiva correta; c) desenvolver materiais didáticos, metodologias e estratégias para serem implementados na prática de rotina nas aulas de Formação Musical com o propósito do desenvolvimento de competências auditivas; d) articular os materiais e ações pedagógicas desenvolvidas com o plano de ação da instituição. O projeto foi implementado no âmbito de Disciplina de Formação Musical na turma de Iniciação IV. A turma é constituída por 10 alunos de Ensino Supletivo com idades de 8 e 9 anos, cinco raparigas e 5 rapazes. Todas as crianças começaram os seus estudos desde 6 anos de idade e alguns ainda mais cedo, passando por uma seleção obrigatória com base nas aptidões das mesmas. Os alunos apresentam um bom nível de aquisição das competências previstas para esta faixa etária. Conseguem aplicar e manipular os conteúdos programáticos. A metodologia usada foi a investigação-ação e a sua dimensão formativa (alunos-estagiário), que privilegia a prática sem nunca descurar a reflexão. Utilizamos as seguintes ferramentas de recolha de dados: observação direta de aula, construção e entrega de um inquérito aos professores e registos áudio e vídeo das aulas lecionadas. Os resultados obtidos foram objeto de análise e discussão apresentada no presente trabalho, em sede própria. Com esta investigação pretendeu-se demonstrar que podemos proceder à resolução de um problema (acuidade auditiva) na performance musical de um aluno de ensino especializado, através de estratégias de implementação de noções básicas de técnica vocal e prática de canto dos exercícios melódicos e harmónicos utilizados com regularidade nas aulas de Formação Musical.
In the context of the professional internship of the Master’s Degree in Music Teaching, a Supervised Pedagogical Intervention was performed, during the 2018/2019 school year, in the M28 recruitment group – Formação Musical1. This investigation aimed at: studying tuning conditionings; establishing a relationship between the development of listening skills, tonal memory and harmonic consciousness with vocal tuning; determining the influence of vocal technique, knowledge about the sound device’s physiology and music and singing pedagogy, in different age groups, in order to improve tuning. The pedagogic intervention followed the Action research methodology and aimed at: a) developing tonal memory, harmonic consciousness and vocal independence, through melodic and harmonic exercises, songs from different musical contexts (major and minor modes, with melody and rhythm changes) to improve tuning; b) applying singing teaching techniques, based on vocal technique and using exemplification of the correct sound production, in Formação Musical classes, in order to develop or promote a correct listening perception; c) developing teaching materials, methodologies and strategies to be used in Formação Musical lessons to develop listening skills; d) using these materials and pedagogy to promote the school’s plan. This project was applied to the Formação Musical lessons of beginner’s level class IV. It had 10 pupils (five boys and five girls), aged between 8 and 9. All the children started their studies in music aged 6 or less and all of them had their skills tested then. Therefore, they have good skills and know and apply the programme they have learned so far. The Action research methodology and the teacher-learner relationship were based not only on practice, but also on reflection. Data was collected and validated by class observation, a questionnaire completed by the teachers and audio and video recordings of the lessons taught. The results were then analysed and discussed. This research aimed at using a sample group to show how a problem (listening acuity) can be solved in a music learner’s performance, by often using basic vocal technique strategies and melodic and harmonic singing exercises in Formação Musical lessons.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63761
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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