Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63729

TítuloInclusão no pré-escolar: perspetivas de crianças do estado da Bahia, Brasil
Outro(s) título(s)Inclusion in preschool: perspectives of children from Bahia state, Brazil
Autor(es)Argolo, Renata Valverde Barreto de
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveInclusão
Necessidades educativas especiais
Pré-escolar
Atitudes
Inclusion
Special educational needs
Preschool
Attitudes
Data2019
Resumo(s)A proposta da inclusão escolar e a construção de uma educação efetivamente inclusiva perpassa pela implantação dos seus valores desde as séries iniciais. Por ser a primeira etapa da educação básica, o Pré-escolar torna-se um espaço oportuno para o estabelecimento de relações assertivas entre as crianças em idade pré-escolar. Tais oportunidades decorrem da possibilidade de estabeleicmento de interações e atitudes mais positivas entre as crianças com desenvolvimento típico (DT) e seus pares com necessidades educativas especiais (NEE). Com esta estimativa estipulou-se a finalidade deste estudo: Verificar que atitudes as crianças com DT demonstram perante a inclusão de uma criança com NEE no seu grupo de pré-escolar incluídos na rede privada nas cidades de Salvador e Feira de Santana, na região Nordeste do Brasil. A opção metodológica adotada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial, em uma amostra formada por 75 crianças com DT, com 5 anos de idade, em escolas da rede privada das cidades de Salvador e Feira de Santana. O instrumento de recolha de dados utilizado para esta investigação foi a “Escala de Atitudes acerca da Inclusão no préescolar de crianças com NEE” (Rodrigues & Pereira, 2017), adaptada The Acceptance Scale for Kindergartners Revised (ASK-R), de Favazza e Odom (2014). Os resultados desta investigação indicam que as variáveis sexo, tipo de NEE e sensibilização dos pais não apresentaram resultados estatisticamente significativos nos que diz respeito às atitudes das crianças com DT para com seus pares com NEE. Porém, a variável interação em outros contextos, sugere que as crianças com DT que se relacionam fora do ambiente escolar com outras crianças com NEE demonstram atitudes mais positivas em relação à Inclusão dos seus pares com NEE, no contexto escolar. A repercussão destes resultados pode estimular os espaços escolares, profissionais e família a estarem cada vez mais atentos aos contextos das crianças e suas relações interpessoais no estabelecimento de interações e atitudes positivas efetivamente inclusivas. O princípio da inclusão como um valor a ser implantado na sociedade abrange todos os sujeitos envolvidos na formação e desenvolvimento integral do ser humano, sejam elas crianças com DT ou com NEE, tanto nos contextos escolares como nos contextos naturais onde vivem cotidianamente.
The proposal of school inclusion and the construction of an effectively inclusive education goes through the implementation of its values from the early grades. As the first stage of basic education, Preschool becomes an opportune space for establishing assertive relationships among preschool children. Such opportunities result from the possibility of establishing more positive interactions and attitudes between typically developing children (TD) and their peers with special educational needs (SEN). The purpose of this study was stipulated: To verify what attitudes children with TD demonstrate towards the inclusion of a child with SEN in their preschool group included in the private network in the cities of Salvador and Feira de Santana, in the Northeast region of Brazil. The methodological option adopted in this research is quantitative, descriptive and inferential in a sample of 75 children with DT, 5 years old, in private schools in the cities of Salvador and Feira de Santana. The data collection instrument used for this research was the “Attitude Scale for Inclusion in Preschool Children with SEN” (Rodrigues & Pereira, 2017), adapted from The Acceptance Scale for Kindergartners Revised (ASK-R), from Favazza and Odom (2014). The results of this investigation indicate that the variables gender, type of SEN and parental sensitization did not present statistically significant results regarding the attitudes of children with TD towards their peers with SEN. However, the variable interaction in other contexts suggests that children with TD who relate outside the school environment with other children with SEN show more positive attitudes towards the inclusion of their peers with SEN in the school context. The repercussion of these results can stimulate the school, professional and family spaces to be increasingly aware of the contexts of children and their interpersonal relationships in the establishment of effectively inclusive positive attitudes and interactions. The principle of inclusion as a value to be implanted in society encompasses all subjects involved in the integral formation and development of the human being, whether children with TD or SEN, both in school contexts and in the natural contexts where they live daily.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63729
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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