Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6372

TítuloO saber dramático : a construção e reflexão na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Lopes, Maria de São Pedro dos Santos S.
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Lessa, Elisa Maria
Data17-Abr-2007
Resumo(s)A mais recente literatura relacionada com a Formação de Professores, aponta para a criatividade e a reflexividade como competências essenciais a um professor que se quer inovador e interventivo no contexto escolar onde está inserido. Mais ainda defende que este professor seja portador de uma compreensão do relacionamento entre saberes curriculares, de forma a implementá-los na sala de aula através de metodologias activas e integradas, despoletadoras de conhecimentos com sentido para as crianças. Por outro lado, no que se refere às Artes na Educação, e neste caso específico da Expressão Dramática, as novas teorias e práticas apontam também as competências criativas e reflexivas desenvolvidas nos indivíduos através da experiência de criação artística/dramática, como condições para uma postura pessoal e social mais crítica, mais inovadora e mais autónoma. A natureza interdisciplinar da linguagem teatral, como espaço de cruzamento de várias linguagens, é igualmente referida com facilitadora da compreensão das relações existentes entre as várias áreas do conhecimento. Na sequência desta constatação, o objectivo desta investigação foi analisar a formação em Expressão Dramática, desenvolvida ao longo de três semestres num contexto de Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, e encontrar respostas às seguintes perguntas: — Que tipos de saberes e competências dramáticas os alunos constroem ao longo da sua Formação Inicial? — Qual foi o impacto desses saberes e competências dramáticas no questionamento reflexivo dos alunos ao longo da sua Formação Inicial? Este estudo baseou-se na análise das contribuições, conceptuais e metodológicas, de vários autores sobre o papel da Expressão Dramática no contexto da Educação Artística Generalista e na análise dos diários redigidos pelos alunos, futuros professores. Foram também considerados como fonte de informação os portfolios e outros trabalhos construídos pelos mesmos sujeitos, e o diário da investigadora. As conclusões a que chegámos indiciam que este grupo de alunas se apropriou da linguagem teatral, através da manipulação dos seus elementos para a criação de projectos; se familiarizou com a prática de imaginar, de criar e de reflectir, através dos processos que são inerentes à criação artística; e que criou referências metodológicas activas e integradas para uso futuro em contexto de trabalho com crianças. Da mesma forma, para além das competências criativas e reflexivas desenvolvidas, a prática da autoria que foi privilegiada ao longo de todo o processo de formação conduziu ao desenvolvimento de competências de autonomia.
Most recent literature, related to Teacher’s Education, underlines creativity and reflexivity as essential competences a teacher should have as to enable him/her to innovate in a formal classroom context. Moreover, it suggests that teachers should have a certain form of comprehension pertaining to the relationship among different areas of knowledge, in order to be able to implement them throughout active and integrated methodologies. As far as Arts in Education are concerned, and in our specific case of Drama Education, new theories and practices also point to a level of creative and reflective competences, which are developed by the experience of creating art/drama, leading to more critical, more autonomous and more innovative modes of being. On the other hand, the very interdisciplinary nature of theatrical language is also referred as a facilitator of understanding, bringing together most disparate or apparently unrelated areas of knowledge. The objective of this research was basically to analyse the Drama program the student-teachers went through, during their three semesters of training in Drama, in the context of teacher’s education of the early grades (1 to 4). Within this framework, we tried to find responses to the following questions: -What type of Drama knowledge and competences do students arrive at during the course of their initial teacher education? -What is the impact of the aforementioned Drama knowledge and competences, as far as the student’s self-questioning and reflective practices? This present study was enriched through the analysis of conceptual and methodological contributions on the part of several authors, discussed at length in this work. In an attempt to analyse the role of Drama Education, in the context of a Generalist Arts Education, student’s personal diaries were combed, as to gather and give a voice to thoughts and doubts that otherwise would have remained silenced. The conclusions which are hereby stated lead us to believe the students in this sample have managed to «appropriate» the tenets of theatrical language - through the manipulation of its elements - in view to the creation of drama projects. The students also became familiar with the practice of imagining, creating and reflecting, once these are inherent to the process of creating art. Such projects have revealed themselves as new methodological references that, given their active, reflective and integrated nature, may be put to use in children’s classrooms. Likewise, the students in this sample have also experienced processes that privileged their authorship. This fact led them to the development of competences relating to a sense of empowerment and autonomy.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese doutoramento Estudos da Criança, área de Expressão Dramática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6372
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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