Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63707

TítuloInclusão no pré-escolar: um estudo na rede pública do sudeste do Brasil
Outro(s) título(s)Inclusion in preschool: a study in southeastern Brazil public education
Autor(es)Di Blasi, Ana Lúcia Siqueira
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chavePré-escolar
Atitude
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Preschool
Attitude
Inclusion
Special educational needs
Data2019
Resumo(s)O processo de educação inclusiva implica que todos e todas sejam considerados nas suas diversidades e possibilidades. A escolas de modo geral, se configuram como terreno fértil para o favorecimento das práticas inclusivas. Após a família, a escola se constitui como o primeiro espaço onde a criança com desenvolvimento típico e com necessidades educativas especiais, participam de maneira autônoma. A educação pré-escolar, de acordo com os pressupostos da educação infantil, deverá favorecer as interações sociais. As crianças são estimuladas a conviver e a aprender com as diferenças e possibilidades pessoais e de seus pares. Este estudo parte do interesse em analisar a atitude das crianças com desenvolvimento típico em relação aos seus pares com necessidades educativas especiais. A metodologia utilizada neste estudo foi de natureza quantitativa, descritiva e inferencial para uma amostra de 123 crianças com desenvolvimento típico, de cinco anos de idade, frequentando ensino público brasileiro na modalidade pré-escolar em turmas onde acontece a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. O instrumento utilizado para recolha de dados neste estudo foi a “Escala de Atitude acerca da Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Pré-escolar” (Rodrigues & Pereira, 2017), adaptada da “Acceptance Scale for Kindergarden” (Favazza & Odom, 1996). Os resultados apontam para não diferenciação das atitudes de crianças com desenvolvimento típico frente aos seus pares com necessidades educativas especiais. Em função das hipóteses previamente delineadas, a variável sexo é um fator que não determina as atitudes das crianças com DT, a variável tipo de NEE não tem influência nas atitudes do grupo de crianças participantes deste estudo, não há diferenças estatisticamente significativas entre pais que sensibilizam e os pais que não sensibilizam os seus filhos para a temática das NEE. O que conseguimos verificar através dos dados obtidos é que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as crianças que interagem e as que não interagem com crianças com NEE em outros contextos. Refletindo a ideia da importância da educação pré-escolar na promoção de relações mais positivas. Desta forma, estes resultados garantem espaço para compreender o papel das famílias e dos educadores na melhoria da educação inclusiva.
The inclusive education process implies that everyone is considered in their diversity and possibilities. Schools in general are a fertile ground for fostering inclusive practices. After the family, the school is the first place where children with typical development and special educational needs participate autonomously. Pre-school education, according to the presuppositions of early childhood education, should favor social interactions. Children are encouraged to live and learn from differences and personal and peer possibilities. This study is based on the interest of analyzing the attitude of children with typical development towards their peers with special educational needs. The methodology used in this study was quantitative, descriptive and inferential for a sample of 123 children with typical development, five years old, attending Brazilian public education in preschool mode in classes where the inclusion of children with special educational needs happens. The instrument used for data collection in this study was the “Attitude Scale for Inclusion of Children with Special Educational Needs in Preschool” (Rodrigues & Pereira, 2017), adapted from the “Acceptance Scale for Kindergarten” (Favazza & Odom, 1996). The results point to nondifferentiation of attitudes of children with typical development towards their peers with special educational needs. Due to the hypotheses previously outlined, the gender variable is not a factor that does not determine the attitudes of children with TD, the type of ESN has no influence on the attitudes of the group of children participating in this study, there are no statistically significant differences between parents who raise awareness and parents who do not make their children aware of ESN issues. What we can verify from the data obtained is that there are not statistically significant differences between children who interact and those who do not interact with children with ESN in other contexts. Reflecting the idea of the importance of preschool education in promoting more positive relationships. Thus, these results provide space for understanding the role of families and educators in improving inclusive education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63707
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Lúcia Siqueira Di Blasi.pdf2,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID