Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63704
Título: | Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas |
Outro(s) título(s): | Educate for school context mediation: a school cluster intervention-research project |
Autor(es): | Mota, Mariana da Silva Brito |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Desenvolvimento social e humano Mediação Mediação socioeducativa Mediation Socio-educational mediation Social and human development |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Neste resumo apresentamos dados relativos ao projeto “Educar para a Mediação em Contexto
Escolar: Um projeto de intervenção/investigação num Agrupamento de Escolas”, no âmbito do
Estágio Curricular, que corresponde ao 2ºano do Mestrado em Educação, na área de especialização
de Mediação Educacional.
Os objetivos situam-se no contexto da mediação socioeducativa e incluem: desenvolver
competências pessoais e sociais nos alunos; construir espaços de mediação para e com os alunos
em contexto escolar; realizar dinâmicas geradoras de mediação, comunicação e responsabilidade. O
principal objetivo de investigação foi acompanhar os comportamentos dos alunos ao longo do projeto.
Neste projeto, o paradigma crítico pareceu-nos o mais apropriado para atuar no contexto,
nomeadamente através da Investigação-ação (IA). Foram utilizados instrumentos de recolha de dados
que incluem as perspetivas tanto da investigadora como dos participantes, nomeadamente o diário
de bordo, as notas de campo, a observação participante, os questionários e as entrevistas, os quais
foram imprescindíveis para definir uma intervenção mais vantajosa e benéfica para o público alvo. Os
resultados sugerem que este projeto contribuiu para o desenvolvimento dos alunos a nível pessoal e
social, resultante das dinâmicas e atividades realizadas. A avaliação da intervenção foi realizada
durante o decorrer da mesma, com o intuito de melhorar, reorientar e inovar de acordo com os
aspetos e os objetivos do projeto. De um modo geral, obteve-se uma avaliação muito satisfatória tendo
em conta todo o progresso, e desenvolvimento do público alvo, bem como o alcance dos objetivos
previamente determinados. Este projeto torna-se ainda mais premente no contexto de ausência de
tempo e espaço para a educação e sensibilização da Mediação em meio escolar. This report presents data related to the project “Educate for Mediation in School Context: A project of intervention/research in a Cluster of Schools”, within the Curricular Internship, which corresponds to the 2nd year of the Master in Education, in the area of specialization of Educational Mediation. The objectives are situated in the context of socio-educational mediation and include: Developing personal and social skills in students; build mediation spaces for and with students in the school context; develop dynamics that generate mediation, communication and responsibility. The main research objective is to track students’ behaviors throughout the project. In this project, the critical paradigm seemed to be the most appropriate one to act in the context, namely through Action Research. Data collection included the perspectives of both the researcher and the participants, namely the researcher's logbook, field notes, participant observation, questionnaires and interviews, all of which were necessary to define a more effective intervention. productive and beneficial to the target audience. Findings suggest that this project has contributed to the development of students at personal and social level, resulting from the dynamics and activities performed. The evaluation of the intervention was carried out throughout the course of the intervention in order to improve, refocus and innovate it in accordance with the project's objectives. Overall, the project led to a very satisfactory assessment, taking into account all the progressand development of the target audience, and the achievement of the predetermined objectives. This project becomes even more urgent in the context of the lack of time and space for mediation education and awareness in the school environment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63704 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons