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TitleAvaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
Other titlesEvaluación externa de las escuelas: lógicas políticas de evaluación institucional
External evaluation of schools: policy rationale of institutional evaluation
Author(s)Sousa, Joana Raquel Faria
Pacheco, José Augusto
KeywordsAvaliação Externa
Avaliação Institucional
Accountability
Portugal
External Evaluation
Institutional Evaluation
Evaluación ExternaEvaluación Extern
Evaluación Institucional
Issue date30-Nov-2019
PublisherFundação Carlos Chagas
JournalEstudos em Avaliação Educacional
CitationSousa, J., & Pacheco, J. A. (2019). Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional. Estudos em Avaliação Educacional, 30 (74), 536-556. doi:10.18222/eae.v30i74.5860
Abstract(s)Em tempos de políticas educativas pautadas pela accountability, o aumento de sistemas de avaliação institucional é um aspeto marcante dos sistemas educativos. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação realizada em Portugal, baseada nas perceções dos atores educativos em resposta ao problema: que impacto e efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas (AEE), considerando a melhoria da escola, o envolvimento da comunidade e a implementação de políticas de accountability. Apesar do posicionamento crítico dos atores educativos face à AEE, os resultados indiciam a aceitação do quadro de referência do modelo, provocando os efeitos de legitimação e procedimentais que promovem a ossificação de práticas curriculares e pedagógicas, destacando-se a importância da ênfase numa avaliação institucional formativa.
En épocas de políticas educativas guiadas por la accountability, el aumento de sistemas de evaluación institucional es un aspecto significativo de los sistemas educativos. En este artículo presentamos los resultados de una investigación llevada a cabo en Portugal, basada en las percepciones de los actores educativos como respuesta al problema: ¿qué impacto y efectos produce la Evaluación Externa de Escuelas (AEE), considerando la mejora escolar, la implicación de la comunidad e la implementación de políticas de accountability? A pesar del posicionamiento crítico de los actores educativos en relación a la AEE, los resultados indican la aceptación del marco de referencia del modelo, provocando los efectos de legitimación y procedimentales que promueven la osificación de prácticas curriculares y pedagógicas, destacando la importancia del énfasis en la evaluación institucional formativa
In times of educational policies guided by accountability, the increase of institutional evaluation systems is a striking aspect of the educational systems. This article presents the results of a study conducted in Portugal, based on the perceptions of educational actors in response to the problem: What impact and effects do the External Evaluation of Schools (AEE) produce, regarding school improvement, community involvement and implementation of accountability policies?. Despite the critical positioning of the educational actors concerning the AEE, results indicate acceptance of the framework model triggering the legitimation and the procedural effects that promote the ossification of curricular and pedagogical practices, highlighting the importance of the emphasis on formative institutional evaluation
TypeArticle
DescriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/63136
DOI10.18222/eae.v30i74.5860
ISSN0103-6831
e-ISSN1984-932X
Publisher versionhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5860
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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