Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63135

TítuloGestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional
Outro(s) título(s)Curriculum management based on results and standards and their effects on institutional evaluation
Gestión curricular basadaen resultados y estándares y sus efectos en la evaluación institucional
Autor(es)Maia, Ila Beatriz
Pacheco, José Augusto
Palavras-chavePolíticas educativas e curriculares
Políticas de avaliação
Avaliação institucional
Standards
Efeitos
Educational and curricular policies
Institutional evaluation
Evaluation policies
Effects
Políticas educativas y curriculares
Políticas de evaluación
Evaluación institucional
Estándares
Efectos
Data30-Dez-2019
EditoraUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
RevistaLaplage em Revista
CitaçãoMaia, I. B, & Pacheco, J. A. (2019). Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional. Laplage em Revista, 5, nº Especial, 18-30. doi: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial775p.18-30.
Resumo(s)Falar de avaliação institucional exige um olhar global, orientado quer pelas políticas educativas e curriculares, com a análise de referenciais e abordagens que dão solidez à argumentação de ideias em torno da gestão do currículo, quer pelas políticas de avaliação, reconhecidas na accountability escolar, na avaliação de escolas, sobretudo na sua componente externa, e nos efeitos que esta tem nas escolas e nos seus atores. Neste artigo, escrito tendo em conta a realidade brasileira e portuguesa, são ainda referenciadas as organizações transnacionais, e sobretudo a noção de competência transdisciplinar, que funciona cada vez mais como standards de aprendizagens básicas, e é apresentada, no âmbito de um projeto de investigação em curso, em Portugal, uma tipologia de efeitos da avaliação externa, cuja análise exige uma abordagem contextual e uma discussão do papel central da autoavaliação.
Talking about institutional evaluation requires a global view, guided by both educational and curriculum policies, with the analysis of references and approaches that solidify the argumentation of ideas aroundcurriculum management, and by evaluation policies, recognized in school accountability, in school evaluation, especially in its external component, and its effects on schools and their actors. In this article, written taking into account the Brazilian andPortuguese reality, transnational organizations are also referenced, and above all the notion of transdisciplinary competence, which increasingly functions as basic learning standards. As part of a research project underway in Portugal, it is presented a typology of the effects of external evaluation, the analysis of which requires a contextual approach and a discussion of the central role of self-assessment
Hablar sobre la evaluación institucional requiere una mirada global, guiada por políticas educativas y curriculares, con el análisis de referencias y enfoques que solidifiquen la argumentación de ideas en torno a la gestión curricular, y por políticas de evaluación, reconocidas en la accountabilityescolar, en evaluación escolar, especialmente en su componente externo, y sus efectos en las escuelas y sus actores. En este artículo, escrito teniendo en cuenta la realidad brasileña y portuguesa, también se hace referencia a las organizaciones transnacionales, y sobre todo la noción de competencia transdisciplinaria, que funciona cada vez más como estándaresbásicos de aprendizaje, y se presenta como parte de un proyecto de investigación en curso en Portugal, una tipología de los efectos de la evaluación externa, cuyo análisis requiere un enfoque contextual y una discusión sobre el papel central de la autoevaluació
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63135
DOI10.24115/S2446-622020195especial775p.18-30
ISSN2446-6220
Versão da editorahttp://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019. Artigo. Maia & Pacheco.Laplage em Revista,.pdf530,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID