Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63135
Título: | Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional |
Outro(s) título(s): | Curriculum management based on results and standards and their effects on institutional evaluation Gestión curricular basadaen resultados y estándares y sus efectos en la evaluación institucional |
Autor(es): | Maia, Ila Beatriz Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Políticas educativas e curriculares Políticas de avaliação Avaliação institucional Standards Efeitos Educational and curricular policies Institutional evaluation Evaluation policies Effects Políticas educativas y curriculares Políticas de evaluación Evaluación institucional Estándares Efectos |
Data: | 30-Dez-2019 |
Editora: | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
Revista: | Laplage em Revista |
Citação: | Maia, I. B, & Pacheco, J. A. (2019). Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional. Laplage em Revista, 5, nº Especial, 18-30. doi: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial775p.18-30. |
Resumo(s): | Falar de avaliação institucional exige um olhar global, orientado quer pelas políticas educativas e curriculares, com a análise de referenciais e abordagens que dão solidez à argumentação de ideias em torno da gestão do currículo, quer pelas políticas de avaliação, reconhecidas na accountability escolar, na avaliação de escolas, sobretudo na sua componente externa, e nos efeitos que esta tem nas escolas e nos seus atores. Neste artigo, escrito tendo em conta a realidade brasileira e portuguesa, são ainda referenciadas as organizações transnacionais, e sobretudo a noção de competência transdisciplinar, que funciona cada vez mais como standards de aprendizagens básicas, e é apresentada, no âmbito de um projeto de investigação em curso, em Portugal, uma tipologia de efeitos da avaliação externa, cuja análise exige uma abordagem contextual e uma discussão do papel central da autoavaliação. Talking about institutional evaluation requires a global view, guided by both educational and curriculum policies, with the analysis of references and approaches that solidify the argumentation of ideas aroundcurriculum management, and by evaluation policies, recognized in school accountability, in school evaluation, especially in its external component, and its effects on schools and their actors. In this article, written taking into account the Brazilian andPortuguese reality, transnational organizations are also referenced, and above all the notion of transdisciplinary competence, which increasingly functions as basic learning standards. As part of a research project underway in Portugal, it is presented a typology of the effects of external evaluation, the analysis of which requires a contextual approach and a discussion of the central role of self-assessment Hablar sobre la evaluación institucional requiere una mirada global, guiada por políticas educativas y curriculares, con el análisis de referencias y enfoques que solidifiquen la argumentación de ideas en torno a la gestión curricular, y por políticas de evaluación, reconocidas en la accountabilityescolar, en evaluación escolar, especialmente en su componente externo, y sus efectos en las escuelas y sus actores. En este artículo, escrito teniendo en cuenta la realidad brasileña y portuguesa, también se hace referencia a las organizaciones transnacionales, y sobre todo la noción de competencia transdisciplinaria, que funciona cada vez más como estándaresbásicos de aprendizaje, y se presenta como parte de un proyecto de investigación en curso en Portugal, una tipología de los efectos de la evaluación externa, cuyo análisis requiere un enfoque contextual y una discusión sobre el papel central de la autoevaluació |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63135 |
DOI: | 10.24115/S2446-622020195especial775p.18-30 |
ISSN: | 2446-6220 |
Versão da editora: | http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019. Artigo. Maia & Pacheco.Laplage em Revista,.pdf | 530,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons