Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62912

TítuloThe use of ICTs for the training of health professionals
Outro(s) título(s)El uso de las TIC para la capacitación de los profesionales de la salud
O uso das TICs para a capacitação dos profissionais da saúde
Autor(es)Godoy, Solange Cervinho Bicalho
Oliveira, Lia Raquel
Guimarães, Eliane Marina Palhares
Palavras-chaveICTs
Permanent Education
DLE
Telemedicina
Atención Primaria de Salud
Tecnología de la Información
Data2019
RevistaRevista Latinoamericana de Telesaúde
CitaçãoGodoy, S. C. B.; Guimarães, E. M. P. & Oliveira, L. R. M. (2019) O uso das TICs para a capacitação dos profissionais de saúde / The use of ICTs for the training of health professionals / El uso de las TIC para la capacitación de los profesionales de la salud. Revista Latinoamericana de Telesaúde / Latin American Journal of Telehealth – LAJT, 6 (1), 016 – 025. Disponível em http://cetes.medicina.ufmg.br/revista/index.php/rlat/issue/view/26
Resumo(s)The accumulated experience with the incorporation of ICTs present a high resolubility. Objective: This study aimed to report the experience with the training process for health professionals mediated by ICTs in Portugal and Brazil. Method: He carried out the implementation of a training for the nurses inserted in the Hospital of Braga / Braga / Portugal with the participation of pro- fessors of the Federal University of Minas Gerais / Brazil, using the ICTs. Results: The evaluation of experience and analysis of the reference framework allowed us to understand that distance education (DLE) presents itself as a possibility for the democratization of knowledge for health professionals, serving as a strategy that assists in decision-making in the day-to-day health care. ICT is an important tool in the process of work and permanent education, making it a learning-work possibility that happens in the daily lives of people and organizations. Conclusion: The process of training health professionals should be based on the problems of praxis, considering the knowledge and experiences that people bring in their professional experience.
Introdução: A experiência acumulada com a incorporação de TICS na saúde apresenta uma alta resolutibilidade. Objetivo: Este estudo objetivou relatar a experiência com o processo de formação para profissionais da saúde mediada pela TICs em Portugal e no Brasil. Método: Foi realizada a implantação de uma formação para os enfermeiros inseridos no Hospital de Braga/Braga/Portugal com a participação de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais/ Brasil, utilizando as TICs. Resultados: A avaliação da experiência e análise do referencial permitiu compreender que educação a distância (EAD) apresenta-se como uma possibilidade de democratização do saber para os profissionais de saúde, servindo como uma estratégia que auxilia na tomada de decisões no dia a dia da prestação da assistência a saúde. A TICs é uma ferramenta importante no processo de trabalho e educação permanente, tornando uma possibilidade de aprendizagem-trabalho, que acontece no cotidiano das pessoas e organizações. Conclusão: O processo de formação dos profissionais da saúde deve ser elaborado a partir dos problemas da práxis, considerando os conhecimentos e as experiências que as pessoas trazem na sua vivência profissional
Introducción: una ayuda de teléfono y una educación permanente estandariza conductas terapéuticas y facilita un trámite de co-nocimientos en el ámbito de la atención básica de los locales remotos y los profesionales de la salud de los centros hospitalarios. Objetivo: analizar los efectos de la comunicación en la forma de la práctica básica de la atención básica de Brasil. Método: El diseño metodológico utilizado fue realizar una bibliografía bibliográfica sobre telesalud. Realizamos una busca en el Scopus, Cochrane BVS, LILACS y MEDLINE en el sentido de encontrar experiencias de comunicación. Resultados: La telesalud es importante en el feedback del ciclo de investigación translacional; fortalece la gestión de los cuidados y la vigilancia de la salud; incentiva la organi-zación más rápida y propicia troca de conocimientos; acelera la implementación de innovaciones en la red de cuidados de salud. Conclusión: un sistema de telecomunicaciones es una función eficaz de la capacitación de los trabajadores y las compañías en la seguridad de la calidad en el servicio al cliente y, por último, en el beneficio de las instituciones para el desarrollo. La formación con la telessaúde posibilita una acción práctica en el desarrollo de la solución de problemas frente a las situaciones nuevas de la atención básica de salud en Brasi
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62912
DOI10.32443/2175-2990(2019)269
ISSN2175_2990
Versão da editorahttp://cetes.medicina.ufmg.br/revista/index.php/rlat/article/view/269
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo solange english.pdfem inglês471,2 kBAdobe PDFVer/Abrir
artigo Solange espanhol.pdfem espanhol514,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID