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TítuloHPV e vacinação: Conceções de adolescentes portugueses de 10 a 15 anos de idade
Autor(es)Antão, Celeste
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveHPV
Adolescentes
Vacinação
DataJul-2019
CitaçãoAntão, C. & Anastácio, Z. (2019). HPV e Vacinação: conceções de adolescentes portugueses de 10 a 15 anos de idade. (Resumo). In Salusex (Ed.) Libro de Abstracts del I Congreso Internacional de Sexualidad: Expresando la Diversidad, Valencia, España: SALUSEX, p. 97 (ISSN 2659-9708) (eBook)
Resumo(s)O HPV é um dos vírus com grande possibilidade de desenvolver cancro. É das infeções de transmissão sexual (IST) mais comuns a nível mundial. O controlo das IST é assumido pela OMS como uma prioridade. O colo do útero e outros órgãos próximos ou que contactam, como a vagina, a vulva, o ânus, o pénis são os mais atingidos pelo HPV. A imunodeficiência, o início precoce das relações sexuais, a predisposição genética e a multiplicidade e parceiros são apontados como co-fatores de risco. O cancro do pénis é raro nos países desenvolvidos, mas representa 10% dos casos de cancro no sexo masculino nos países em desenvolvimento, sendo o HPV responsável por 47% dos casos. Em Portugal são diagnosticados cerca de 1000 novos casos de cancro do colo do útero por ano. A vacina contra o HPV consta no Programa Nacional de Vacinação português, estando a sua administração recomendada para as raparigas com 10 anos de idade. Há evidências de que a vacinação é um meio eficaz de proteção contra o HPV. Atualmente discute-se o alargamento da vacinação também aos rapazes. O presente trabalho pretende averiguar as conceções de adolescentes de ambos os sexos relativamente à vacina contra o HPV. É um estudo descritivo, exploratório seguindo uma metodologia qualitativa. Para recolha de dados realizam-se entrevistas semiestruturadas a uma amostra de 10 adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 15 anos. Os dados são audio gravados com autorização e consentimento e posteriormente transcritos para análise de conteúdo. A análise far-se-á com recurso ao programa NVivo. Os resultados traduzem-se em categorias definidas a posteriori. Como educadores para a saúde em diferentes contextos, consideramos fundamental ser agentes promotores do conhecimento e de competências para a saúde de forma a contribuir para a tomada de decisões informadas e responsáveis.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62791
Versão da editorahttps://salusex.es/congreso2019/wp-content/uploads/Libro-Abstracts-Congreso-Sexualidad-2019-SALUSEX.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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