Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62735

TítuloDesenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
Outro(s) título(s)Develop scientific knowledge through literature for children
Autor(es)Carvalho, Cátia Vanessa Silva
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveConhecimento científico
Content-area literacy
Educação literária
Literacia
Literatura de potencial receção leitora infantil
Scientific knowledge
Content-area literacy
Literary education
Literacy
Literature of potential child reading reception
Data2019
Resumo(s)O Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada “Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças”, ao articular permanentemente a investigação e a intervenção pedagógica, teve como desígnio principal dar resposta à questão “Será possível melhorar o conhecimento científico de crianças a frequentar o Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico através da literatura infantil?”. Para levar a cabo este objetivo, seguiram-se algumas das linhas da metodologia investigação-ação e do design de grupo-único com pré-teste e pós-teste, emergindo daí várias evidências que nos permitem atestar que, de facto, a literatura de potencial receção leitora infantil pode contribuir para a (re)construção de conhecimentos ligados às áreas do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica subjacente a este Projeto, com uma duração aproximada de 35 horas, realizou-se num Centro Escolar no Norte do nosso país, com um grupo de 25 crianças a frequentar o último ano da Educação Pré-Escolar e uma turma de 22 alunos a frequentar o 3ºAno do 1ºCiclo do Ensino Básico. No seu decorrer foram tidos em consideração pressupostos inerentes ao conceito de content-area literacy (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010) e princípios relacionados com o Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Yopp & Yopp, 2006), partindo-se assim do álbum narrativo Impossível (Sobral, 2018) e do conto ilustrado O veado florido (Torrado, 2015) para a concretização de algumas atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, com vista ao desenvolvimento de competências literácitas, de competências específicas das ciências e de competências transversais a todas as áreas do desenvolvimento e aprendizagem.
The project of supervised pedagogical intervention “Develop scientific knowledge through literature for children”, by permanently articulating research and pedagogical intervention, had as major purpose to provide an answer to the question “Is it possible to improve the scientific knowledge of children attending preschool and primary school through children's literature?”. To pursue this goal we followed some of the lines of the research-action methodology and the singlegroup design with pre-test and post-test, emerging from there several evidences that allow us to attesting that, in fact, the literature of potential child reading reception can contribute to the (re)construction of knowledge related to the areas of World Knowledge and the Environment Studies. The pedagogical intervention underlying this project, with an approximate duration of 35 hours, was held in a School Center in the north of our country, with a group of 25 children attending the last year of preschool education and a class of 22 students attending the 3rd year of primary school education. In its course, assumptions inherent to the concept of content-area literacy were taken into consideration (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010) and principles related to the Literature-Based Reading Program (Yopp & Yopp, 2006), starting from the narrative album Impossible (Sobral, 2018) and the illustrated tale The Flowered Deer (Torrado, 2015) for the realization of some pre-reading, reading and post-reading activities, to improve the development of literacy competences, science-specific competences and competences transversal to all areas of development and learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62735
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Vanessa Silva Carvalho.pdf4,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID