Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62606

TitleCriatividade e motivação: um estudo exploratório em docentes
Other titlesCreativity and motivation: an exploratory study with teachers
Author(s)Miranda, Lúcia C.
Morais, Maria de Fátima
KeywordsCriatividade
Personalidade criativa
Motivação para o trabalho
Professores
Creativity
Creative personality
Motivation for work
Teachers
Issue date2019
PublisherUniversidade do Minho. UDC
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationMiranda, L., & Morais, M. F. (2919). Criatividade e motivação: um estudo exploratório em docentes. Revista de Estudios Y Investigación en Psicologia y Educación, 6(2),114-125. https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5277
Abstract(s)A criatividade envolve características de personalidade e vários estudos reforçam a motivação intrínseca como necessária a uma personalidade criativa. É importante também um clima estimulante em sala de aula, o qual não será alheio ao professor e suas características criativas, incluindo a motivação. Há ainda que considerar, para a prática criativa, a motivação do docente face ao trabalho. Neste estudo exploratório, analisa-se a relação entre personalidade criativa e motivação para o trabalho em docentes e, particularmente, se os docentes mais e menos criativos assumem diferentes perfis motivacionais no trabalho. Foram avaliadas as perceções de 120 professores do Norte de Portugal. A motivação para o trabalho foi avaliada pela Escala Multi-Fatorial no Trabalho (Ferreira, et al., 2006) e para as características criativas usou-se a Escala de Personalidade Criativa (Garcês et al., 2015). Os resultados mostram correlações baixas e positivas, mas estatisticamente significativas entre as dimensões da motivação para o trabalho e a personalidade criativa. Constituídos quatro grupos de docentes, em função das classificações na personalidade criativa, uma análise de variância aponta diferenças estatisticamente significativas em três das quatro dimensões da motivação de acordo com a criatividade dos docentes. Tendencialmente, a motivação para o trabalho aumenta à medida que os docentes se consideram mais criativos. Este estudo permite reflexões, nomeadamente enfatizando criatividade e motivação na formação de docentes e de outros agentes do contexto escolar
Creativity involves personality traits and several studies reinforce intrinsic motivation as necessary to a creative personality. For its part, a stimulating classroom climate is important, which will not be alien to the teacher and his creative characteristics, including his motivation. For creative practices is also important to consider the motivation that teachers put into their work. In this exploratory study, the relationship between the creative personality and the motivation for work in teachers is analyzed, particularly if more and less creative teachers assume different motivational profiles at work. The study focused on 120 teachers from Northern Portugal. The motivation for the work was evaluated by the Multi-Factorial Scale in the Work and for the creative characteristics was used the Creative Personality Scale. The results show low and positive correlations but with statistical significance between the dimensions of motivation for work and creative personality. Since four groups of teachers, were constituted according to the ranks of the creative personality, an analysis of variance points out statistically significant differences in three of the four dimensions of the motivation according to the creativity of the teachers. The motivation for the work tends to increase as teachers consider themselves more creative. This study, about a subject little discussed, allows reflections in particular emphasizing the role of creativity and motivation in the training of teachers and other agents of the school context
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62606
DOIdoi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5277
ISSN1138-1663
e-ISSN2386-7418
Publisher versionhttps://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7154314
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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