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TítuloA opinião dos alunos e dos professores sobre os temas a serem abordados em educação para a saúde
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Lusquinhos, Leonel
Editor(es)Serra, Nuno
Vila-Chão, Carolina
Casanova, Natalina
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveNecessidades
Alunos
Professores
Saúde
Data2019
EditoraInstituto Politécnico da Guarda
CitaçãoCarvalho, G.S. & Lusquinhos, L. (2019). A opinião dos alunos e dos professores sobre os temas a serem abordados em educação para a saúde. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova, N. e B. Pereira (Coord.) Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Vol.I). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, pp. 89-95
Resumo(s)Este estudo tem como objetivo identificar o que os alunos e os professores consideram importante, relativamente aos temas a serem abordados em educação para a saúde, de forma a potencializar o seu impacto, junto do público-alvo de intervenção, por parte dos profissionais de saúde. Foi aplicado um questionário online de autopreenchimento, no ano letivo 2015-2016, aos alunos e professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, de 5 agrupamentos de escolas da rede pública, do Concelho de Braga. Este estudo abrangeu 4696 alunos e 934 professores do 2º e 3º ciclos, tendo respondido ao questionário 18,3% dos alunos (sendo 43,6% do 2º ciclo e 56,4% do 3º ciclo) e 13,9% dos professores (sendo 18,5% do 2º ciclo e 81,5% do 3º ciclo). Quando questionados sobre quais os temas que gostariam de ver abordados na escola, 73,6% dos alunos do 2º ciclo gostariam de ver abordada a “Alimentação Saudável e Atividade Física”, enquanto que 67,4% dos alunos do 3º ciclo gostariam de abordar o “Bullying e Cyberbullying”. Em ambos os 2º e 3º ciclos, apenas 21,6% e 29,1%, respetivamente, gostariam de abordar os “Consumos de Substâncias”. Os professores quando solicitados a priorizar os temas propostos, 100% dos do 2º ciclo consideraram como “Muito Prioritário/Prioritário” a “Educação para os Afetos e Sexualidade”, seguido da “Saúde Mental e competências Socio emocionais” (91,7%) e da “Alimentação e Atividade Física” (91,7%), e como “Pouco/Nada Prioritário” a “Educação Postural” (25,0%). Por seu lado, os professores do 3º ciclo consideram como “Muito Prioritário/Prioritário” a “Educação para os Afetos e Sexualidade” (92.5%), seguida da “Alimentação Saudável e Atividade Física” (89,6%) e da “Prevenção de Consumos de Substâncias” (88,7%), e como “Pouco/Nada Prioritário” a Higiene Pessoal e Saúde Oral (31,1%). Os resultados revelaram que os temas que os alunos gostariam de ver abordado na escola é diferente do que os professores consideram como prioritário, nos dois níveis de ensino. Assim, urge a necessidade de se encontrarem estratégias que permitam ir ao encontro do que os alunos sentem como suas reais necessidades em educação para a saúde.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62569
ISBN978-972-8681-78-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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