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https://hdl.handle.net/1822/62567
Título: | Um olhar sobre o desporto escolar – análise sobre as práticas – reflexão e recomendações |
Autor(es): | Duarte, Pedro Xavier, Frederico Loureiro, Ricardo Pereira, Beatriz Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Desporto escolar Ministério da Educação |
Data: | 2019 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Citação: | Duarte, P., Xavier, F., Loureiro, R., Pereira, B. & Carvalho, G.S. (2019). Um olhar sobre o desporto escolar – Análise sobre as práticas – reflexões e recomendações. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova, N. e B. Pereira (Coord.) Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Vol.II). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, pp. 80-83 |
Resumo(s): | O Desporto Escolar assume-se como um dos veículos de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade do sistema educativo, desenvolvendo atividades desportivas de complemento curricular, e tem como horizonte o alargamento gradual e continuado do leque de atividades desportivas oferecidas aos alunos. O presente projeto tem como objetivos identificar eventuais incongruências entre os objetivos teóricos do desporto escolar e a realidade prática, bem como, identificar quais as recomendações prioritárias para o desenvolvimento do programa do desporto escolar, e se os pressupostos plasmados no programa do Desporto Escolar estão a ser operacionalizados. Trata-se de um estudo descritivo. A amostra será constituída por alunos inscritos no Desporto escolar e professores responsáveis. Desenvolver-se-á em três fases. Na primeira fase será feita uma análise documental do programa do Desporto Escolar publicada pela Direção Geral da Educação. A segunda fase consistirá no preenchimento de um inquérito online sobre a avaliação pessoal do desporto escolar, pelos alunos do 7º ao 12º ano, de ambos os géneros, inscritos no Desporto Escolar das 150 escolas de 5 direções regionais: Alentejo (DREA), Algarve (DREALG), Centro (DREC), Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT) e Norte (DREN) que serão selecionadas de forma a se obter uma amostra representativa da rede escolar em Portugal continental. Na terceira fase será conduzido um estudo Delphi via correio eletrónico a um painel constituído pelos responsáveis do desporto escolar das escolas constituintes da amostra, culminando na determinação das recomendações prioritárias para o desenvolvimento do programa. Pretende-se que este projeto seja um contributo para a reflexão sobre os valores que norteiam a prática do desporto escolar atualmente em Portugal, e verificar se coincidem com os pressupostos teóricos na origem da criação do programa escolar. Por outro lado, com a identificação das recomendações prioritárias, por parte dos responsáveis do programa nas escolas, espera-se que este projeto possa constituir uma ferramenta importante a nível governamental, na edificação de eventuais novos estímulos ao programa. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62567 |
ISBN: | 978-972-8681-79-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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