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TítuloUm olhar sobre o desporto escolar – análise sobre as práticas – reflexão e recomendações
Autor(es)Duarte, Pedro
Xavier, Frederico
Loureiro, Ricardo
Pereira, Beatriz
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveDesporto escolar
Ministério da Educação
Data2019
EditoraInstituto Politécnico da Guarda
CitaçãoDuarte, P., Xavier, F., Loureiro, R., Pereira, B. & Carvalho, G.S. (2019). Um olhar sobre o desporto escolar – Análise sobre as práticas – reflexões e recomendações. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova, N. e B. Pereira (Coord.) Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Vol.II). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, pp. 80-83
Resumo(s)O Desporto Escolar assume-se como um dos veículos de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade do sistema educativo, desenvolvendo atividades desportivas de complemento curricular, e tem como horizonte o alargamento gradual e continuado do leque de atividades desportivas oferecidas aos alunos. O presente projeto tem como objetivos identificar eventuais incongruências entre os objetivos teóricos do desporto escolar e a realidade prática, bem como, identificar quais as recomendações prioritárias para o desenvolvimento do programa do desporto escolar, e se os pressupostos plasmados no programa do Desporto Escolar estão a ser operacionalizados. Trata-se de um estudo descritivo. A amostra será constituída por alunos inscritos no Desporto escolar e professores responsáveis. Desenvolver-se-á em três fases. Na primeira fase será feita uma análise documental do programa do Desporto Escolar publicada pela Direção Geral da Educação. A segunda fase consistirá no preenchimento de um inquérito online sobre a avaliação pessoal do desporto escolar, pelos alunos do 7º ao 12º ano, de ambos os géneros, inscritos no Desporto Escolar das 150 escolas de 5 direções regionais: Alentejo (DREA), Algarve (DREALG), Centro (DREC), Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT) e Norte (DREN) que serão selecionadas de forma a se obter uma amostra representativa da rede escolar em Portugal continental. Na terceira fase será conduzido um estudo Delphi via correio eletrónico a um painel constituído pelos responsáveis do desporto escolar das escolas constituintes da amostra, culminando na determinação das recomendações prioritárias para o desenvolvimento do programa. Pretende-se que este projeto seja um contributo para a reflexão sobre os valores que norteiam a prática do desporto escolar atualmente em Portugal, e verificar se coincidem com os pressupostos teóricos na origem da criação do programa escolar. Por outro lado, com a identificação das recomendações prioritárias, por parte dos responsáveis do programa nas escolas, espera-se que este projeto possa constituir uma ferramenta importante a nível governamental, na edificação de eventuais novos estímulos ao programa.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62567
ISBN978-972-8681-79-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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