Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6256

TítuloInfluência de estereótipos culturais nas opções cromáticas de crianças ao nível do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Pereira, Paula Alexandra B. de Azevedo
Orientador(es)Cruz, Angélica Lima
Data29-Nov-2006
Resumo(s)Foi objectivo deste estudo investigar o grau de influência de estereótipos culturais nas opções cromáticas de crianças ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Expressão Plástica. A investigação foi organizada segundo as seguintes questões: (i) O meio cultural em que as crianças se encontram é um factor motivador para as suas opções cromáticas? (ii) Quais as cores mais utilizadas pelas crianças? (iii) Como é que a criança justifica a selecção das cores que utiliza para pintar os seus desenhos e de que forma são condicionadas pelos estereótipos culturais do meio onde estão inseridas? (iv) Como motivam os professores para o uso da cor? (v) Há diferença na prática educativa das actividades de pintura entre dois professores generalistas, a actuar em meios culturalmente diferentes (rural e urbano)? Esta investigação enquadra-se no paradigma qualitativo e recorreu metodologicamente ao Estudo de Caso. Como técnica de trabalho de campo, foi utilizado o Método Etnográfico, tendo como principais instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo, registos visuais (fotografia e vídeo) e os trabalhos produzidos pelos alunos. Este estudo mostrou que as cores seleccionadas pelas crianças foram reveladoras do papel da cultura e das vivências proporcionadas pelo meio envolvente, traduzindo-se em figurações que expressam ideias, percepções, memórias e sensações de acordo com as experiências vividas. Os principais resultados deste estudo revelam que as crianças seleccionam as cores, de forma consciente, para expressar sentimentos, valores culturais, preferências e desenvolvem comportamentos individuais diferenciados diante delas. O estudo concluiu que as opções cromáticas das crianças têm como base a importância dos valores presentes na sua cultura, e essas preferências de cor são o resultado de contextos sócioculturais e épocas históricas. Essas concepções, além de poderem funcionar como referência para novos valores estéticos e novas formas de acção por parte dos professores do 1º Ciclo, podem abrir espaço a investigações futuras que explorem o lugar da cor na caracterização do Património ou a forma como a cor é interpretada através da Arte e como as artes não são um domínio separado da vida cultural.
The objective of this study was to investigate the extent to which cultural stereotypes influence children’s chromatic options in the Plastic Arts discipline at primary school level (EB1). The research was structured around the following questions: (i) Does the children’s cultural environment motivate their cultural options? (ii) Which colours are most frequently used by children? (iii) How do children justify the selection of colours that they use in order to paint their drawings and to what extent are they conditioned by the cultural stereotypes of the environment in which they live? (iv) How can teachers be motivated in order to use colour? (v) Is there a difference in the educational practises of painting activities between two generalist teachers, operating in culturally different settings (rural and urban)? The framework for this research was the qualitative paradigm, including methodological use of Case Studies. The Ethnographic Method was used as the field work technique, wherein the main data collection instruments were: observation, field notes, visual records (photos and video) and works produced by the students. This study demonstrated that colours selected by the children reveal the role of culture and life experiences delivered by the surrounding environment, which the children use figuratively in order to express ideas, perceptions, memories and sensations in accordance with their life experiences. The main results of this study demonstrate that children choose colours in a conscious manner in order to express feelings, cultural values, preferences and develop differentiated individual behaviour patterns on this basis. The study concluded that children’s chromatic options are based on the importance of the values found in their culture, and these colour-based preferences are the result of socio-cultural contexts and historical epochs. These conclusions, in addition to serving as a reference for new aesthetic values and new forms of action by primary school teachers, may also pave the way for future research that will explore the role of colour in order to describe Heritage or the manner in which colour is interpreted in Art and the fact that the arts constitute an integral part of cultural life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de Mestrado em Estudos da Criança - Área de especialização em comunicação visual e expressão plástica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6256
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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