Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62554

TítuloA pedagogia do oprimido como fonte para a crítica ao pedagogismo opressor
Outro(s) título(s)The pedagogy of the oppressed as a source for the criticism of oppressive pedagogism
La pédagogie des opprimés comme source pour la critique du pédagogisme oppressive
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chavePedagogia do oprimido
Paulo Freire
Qualificacionismo
Pedagogismo
Pedagogy of the oppressed
Qualificationism
Pedagogism
Pédagogie des Opprimés
Qualificationisme
Pédagogisme
DataNov-2019
EditoraEdições Afrontamento
RevistaEducação, Sociedade & Culturas
CitaçãoLima, L. C. (2019). A Pedagogia do Oprimido como fonte para a crítica ao pedagogismo opressor. Educação, Sociedade & Culturas, n.º 54, pp. 11-29
Resumo(s)Tomando como referência a obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, este artigo parte da hipótese de que o livro, meio século depois de ter sido escrito, se mantém como uma poderosa fonte para a crítica às conceções tecnocráticas e instrumentais de educação e aprendizagem. Com base em alguns dos mais relevantes conceitos que Freire propôs no seu opus magnum, várias dimensões das políticas educativas contemporâneas, com destaque para as orientações da União Europeia, são objeto de interpretação. As conclusões deste trabalho apontam para a pertinência crítica de conceitos como «opressão», «objetos», «educação bancária», «invasão cultural», «extensionismo», «desproblematização do futuro» e «slogan», entre outros. Finalmente, com base na análise realizada, é possível admitir a emergência de um pedagogismo opressor que vem sendo produzido por importantes atores políticos e organizações internacionais.
Taking as reference the work Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire, this article starts from the hypothesis that the book, half a century after being written, remains as a powerful source for the criticism of the technocratic and instrumental conceptions of education and learning. On the basis of some of the most relevant concepts proposed by Freire in his opus magnum, several dimensions of contemporary educational policies, particularly the European Union guidelines, are subject to interpretation. The conclusions of this study point to the critical pertinence of concepts such as «oppression», «objects», «banking education», «cultural invasion», «extensionism», «deproblematization of the future» and «slogan», among others. Finally, based on the analysis made, it is possible to admit the emergence of an oppressive pedagogism that is being produced by important political actors and international organizations.
Reprenant l’ouvrage Pédagogie des Opprimés de Paulo Freire, cet article part de l’hypothèse selon laquelle le livre, un demi-siècle après sa rédaction, reste une source puissante de critiques pour les conceptions technocratiques et instrumentales de l’éducation et de l’apprentissage. Sur la base de certains des concepts les plus pertinents proposés par Freire dans son opus magnum, plusieurs dimen‑ sions des politiques éducatives contemporaines, en particulier les lignes directrices de l’Union euro‑ péenne, sont sujettes à interprétation. Les conclusions de ce travail soulignent la pertinence critique de concepts tels que «oppression», «objets», «éducation bancaire», «invasion culturelle», «extensionisme», «déproblématisation du futur» et «slogan», entre autres. Enfin, sur la base de l’analyse effectuée, il est possible d’admettre l’émergence d’un pédagogisme oppressive produite par des acteurs politiques importants et des organisations internationales.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62554
ISSN0872-7643
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Pedagogia do Oprimido como fonte para a crítica ao pedagogismo opressor.pdf373,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID