Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62547

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Madáriapor
dc.contributor.authorGalvão, Zenaidepor
dc.date.accessioned2019-12-03T12:32:59Z-
dc.date.available2019-12-03T12:32:59Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationSilva, M e Galvão, Z. (2019). O atletismo na escola: possibilidades e limites na visão dos professores de Educação Física. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Ed), Educação Física, Lazer & Saúde. Desafios Interdisciplinares na promoção da atividade física, Vol II (pp. 58-63). Guarda: Instituto Politécnico da Guardapor
dc.identifier.isbn978-9728681-79-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62547-
dc.description.abstractApesar de ser um elemento da Cultura Corporal de Movimento e considerado como um conteúdo clássicos da Educação Física o atletismo é pouco difundido nas escolas e clubes brasileiros. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o atletismo enquanto conteúdo das aulas de Educação Física nas escolas de Educação Básica - Ensino Fundamental de uma cidade da região de São Joaquim da Barra – SP / Brasil, bem como compreender a visão dos professores relacionada ao ensino aprendizagem deste elemento da Cultura Corporal de Movimento. A amostra foi composta por 3 (três) professores de Educação Física, representantes de duas escolas. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, contendo 14 (quatorze) questões, as quais tinham por objetivo investigar o pensamento e a ação dos professores com relação ao atletismo na escola. Como resultados verificamos que todos os professores, ao analisar o atletismo enquanto disciplina da grade curricular do seu curso de Licenciatura em Educação Física, consideraram que as aulas foram suficientemente boas, adequadas e capazes de os qualificar para ministrar eficientemente este conteúdo na escola. Além disto, esses professores consideram o atletismo como um conteúdo importante a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física. Entretanto, apesar deste discurso, constatamos que os professores envolvidos na pesquisa não desenvolvem este conteúdo em suas aulas, pois alegam não possuir espaço físico adequado, além da falta de materiais próprios para o ensino aprendizagem do atletismo. Nesse sentido, chegamos a algumas conclusões: existe uma necessidade premente de pensar na sistematização do ensino da Educação Física em todos os níveis da Educação Básica em consonância com um programa de formação continuada/permanente dos professores que, não só o subsidie em suas dificuldades, mas que também evidencie suas experiências e possibilite uma prática reflexiva.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico da Guardapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectAtletismopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.titleO atletismo na escola: possibilidades e limites na visão dos professores de Educação Físicapor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage58por
oaire.citationEndPage63por
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleEducação Física, Lazer & Saúde. Desafios Interdisciplinares na promoção da atividade física. Vol IIpor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva, Galvão O atletismo na escola.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID