Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62207

TitleO contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
Other titlesThe contribution of pedagogical documentation for the development of children's expressive and creative capacities
Author(s)Medeiros, Lídia Vanessa de Amaral
Advisor(s)Parente, Maria Cristina Cristo
KeywordsArtes visuais
Desenvolvimento profissional
Documentação pedagógica
Educação pré-escolar
Pedagogical documentation
Pre-school education
Professional development
Visual arts
Issue date2019
Abstract(s)O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Com este relatório pretendo descrever e realizar uma análise reflexiva e fundamentada sobre projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim de infância. A temática do projeto de intervenção emergiu a partir de registos de observação e diálogo com os intervenientes que tornou possível identificar que área das expressões era um dos espaços da sala menos frequentado pelo grupo de crianças num momento da rotina. Houve a intenção de promover experiências de aprendizagem relacionadas com artes visuais, procurando desenvolver as capacidades expressivas e criativas, articulando por sua vez, os saberes com as diferentes áreas e domínios de conteúdo. As crianças foram desafiadas com a oferta de diferentes materiais, instrumentos e modalidades expressivas, permitindo aproximar e envolver o grupo em experiências e atividades na área das expressões. A documentação revelou-se uma estratégia pedagógica que envolveu um processo contínuo de registo, organização e interpretação das aprendizagens das crianças. Esta estratégia permitiu-me igualmente analisar e refletir acerca do meu desenvolvimento profissional ao longo da prática pedagógica. O projeto de intervenção foi apoiado por uma abordagem metodológica que se aproxima de investigação-ação, sendo que mesma permitiu melhorar a minha ação profissional. Considera-se no final do projeto que o contacto com os diferentes materiais relativos às artes visuais favoreceu a construção de novas aprendizagens e competências, aproximando por sua vez, as crianças da área das expressões.
The present Internship Report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Minho. With this report I intend to describe and carry out a reflexive and grounded analysis on pedagogical intervention project developed in a kindergarten context. The theme of the intervention project emerged from records of observation and dialogue with stakeholders that made it possible to identify which area of the expressions was one of the spaces of the room less frequented by the group of children at a routine moment. It was intended to promote learning experiences related to the visual arts, seeking to develop expressive and creative abilities, articulating in turn, the knowledge with the different areas and content domains. The children were challenged with the offer of different materials, instruments and expressive modalities, allowing to approach and involve the group in experiences and activities in the area of expressions. The documentation turned out to be a pedagogical strategy that involved a continuous process of registration, organization and interpretation of the children's learning. This strategy also allowed me to analyze and reflect on my professional development throughout the pedagogical practice. The intervention project was supported by a methodological approach that approached action research, and it allowed me to improve my professional action. It is considered at the end of the project that the contact with the different materials related to the visual arts favored the construction of new learnings and competences, approaching in turn, the children of the expression area.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62207
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lídia Vanessa de Amaral Medeiros.pdf3,8 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID