Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62207
Título: | O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças |
Outro(s) título(s): | The contribution of pedagogical documentation for the development of children's expressive and creative capacities |
Autor(es): | Medeiros, Lídia Vanessa de Amaral |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Artes visuais Desenvolvimento profissional Documentação pedagógica Educação pré-escolar Pedagogical documentation Pre-school education Professional development Visual arts |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Com
este relatório pretendo descrever e realizar uma análise reflexiva e fundamentada sobre
projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim de infância.
A temática do projeto de intervenção emergiu a partir de registos de observação
e diálogo com os intervenientes que tornou possível identificar que área das expressões
era um dos espaços da sala menos frequentado pelo grupo de crianças num momento
da rotina. Houve a intenção de promover experiências de aprendizagem relacionadas
com artes visuais, procurando desenvolver as capacidades expressivas e criativas,
articulando por sua vez, os saberes com as diferentes áreas e domínios de conteúdo. As
crianças foram desafiadas com a oferta de diferentes materiais, instrumentos e
modalidades expressivas, permitindo aproximar e envolver o grupo em experiências e
atividades na área das expressões.
A documentação revelou-se uma estratégia pedagógica que envolveu um
processo contínuo de registo, organização e interpretação das aprendizagens das
crianças. Esta estratégia permitiu-me igualmente analisar e refletir acerca do meu
desenvolvimento profissional ao longo da prática pedagógica. O projeto de intervenção
foi apoiado por uma abordagem metodológica que se aproxima de investigação-ação,
sendo que mesma permitiu melhorar a minha ação profissional. Considera-se no final
do projeto que o contacto com os diferentes materiais relativos às artes visuais
favoreceu a construção de novas aprendizagens e competências, aproximando por sua
vez, as crianças da área das expressões. The present Internship Report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Minho. With this report I intend to describe and carry out a reflexive and grounded analysis on pedagogical intervention project developed in a kindergarten context. The theme of the intervention project emerged from records of observation and dialogue with stakeholders that made it possible to identify which area of the expressions was one of the spaces of the room less frequented by the group of children at a routine moment. It was intended to promote learning experiences related to the visual arts, seeking to develop expressive and creative abilities, articulating in turn, the knowledge with the different areas and content domains. The children were challenged with the offer of different materials, instruments and expressive modalities, allowing to approach and involve the group in experiences and activities in the area of expressions. The documentation turned out to be a pedagogical strategy that involved a continuous process of registration, organization and interpretation of the children's learning. This strategy also allowed me to analyze and reflect on my professional development throughout the pedagogical practice. The intervention project was supported by a methodological approach that approached action research, and it allowed me to improve my professional action. It is considered at the end of the project that the contact with the different materials related to the visual arts favored the construction of new learnings and competences, approaching in turn, the children of the expression area. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62207 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lídia Vanessa de Amaral Medeiros.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons