Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62200
Título: | As canções populares no 1º e 2º ciclos: a aplicação do Gradual de Iniciação para Trompete dos Professores Vasco Faria e Vítor Faria no Conservatório Bomfim |
Outro(s) título(s): | The popular songs in the 1st and 2nd cycles: the application of the Gradual for Trumpet by Professors Vasco Faria and Vítor Faria at the Bomfim Conservatory |
Autor(es): | Sousa, Telmo José Araújo |
Orientador(es): | Faria, Vasco Silva de |
Palavras-chave: | Gradual para trompete Música popular Música portuguesa Música tradicional Gradual for trumpet Popular music Portuguese music Traditional music |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da
Universidade do Minho no ano letivo 2018/2019. A recolha de dados foi efetuada no Conservatório
Bomfim, em Braga, sob supervisão do Professor Doutor Vasco Silva de Faria com o tema As canções
populares no 1º e 2º ciclos: A aplicação do Gradual para Trompete dos Professores Vasco Faria e Vítor
Faria. O repertório trabalhado nos ciclos de iniciação assume, cada vez mais, um papel relevante no que
diz respeito à motivação e aos interesses dos alunos no ensino especializado de música. Com este
trabalho, foi possível perceber o valor que uma simples peça poderia ter para um aluno. Este estudo
incidiu nas canções populares, grande parte delas portuguesas, e procurou ir de encontro ao gosto dos
alunos. Para esta investigação foi utilizado um Gradual para Trompete harmonizado por Vítor Faria e
Vasco Faria inspirado no livro Cantigas da Minha Avó de Delfina Figueiredo. Ao longo das aulas, foi
possível observar o impacto que o repertório não convencional poderia ter nas crianças. Os resultados
foram muito interessantes, pois este tipo de repertório levou vários alunos a mudarem completamente a
postura na sala de aula. Esta passou a ser um momento criativo e estimulante, onde o aluno aprende
de uma forma singular. O relatório termina com uma análise dos questionários realizados no decorrer
desta investigação, e com uma reflexão final sobre os resultados obtidos ao longo do Estágio Profissional. This internship report was made under the Master’s Degree in Music Teaching, at University of Minho (2018/2019). The data used in this report was collected at Conservatório Bomfim, under the supervision of Professor Dr. Vasco Silva de Faria with the theme The popular songs in the 1st and 2nd cycles: The Application of the Gradual for Trumpet of the Professors Vasco Faria and Vítor Faria. The repertoire used in the initiation cycles assumes, more and more, an important role of what concerns the motivation and interests of students in the specialised teaching of music. With this project, it was possible to understand the value a simple piece could have for a student. This study focused on popular songs, most of them Portuguese, to meet what students want in music classes. For this research was used a Gradual for harmonised trumpet by Vítor and Vasco Faria inspired by the book Cantigas da Minha Avó by Delfina Figueiredo. Throughout the lessons, it was possible to realise the impact that unconventional repertoire could have on children. The results were very interesting, as this kind of repertoire led several students to completely change their posture in the classroom. This has become a creative and stimulating moment, where the student learns in a unique way. This internship report ends with an analysis of questionnaires made during this research, and a final reflection on the results obtained. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62200 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Telmo José Araújo Sousa.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons