Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62197

TítuloEstratégias para desenvolver a velocidade de execução na guitarra desde os primeiros anos de estudo
Outro(s) título(s)Strategies for the development of speed in guitar playing from the first years of practice
Autor(es)Lopes, António Oliveira
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveEscalas
Exercícios
Guitarra
Velocidade
Exercises
Guitar
Scales
Speed
Data2019
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio é o culminar de um ano de estágio profissional, inserido no curso de Mestrado em Ensino de Música, realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso durante o ano letivo de 2017/2018, nos grupos disciplinares de Guitarra e Classe de Conjunto. O Projeto de Intervenção foi aplicado a dez alunos e pretendeu verificar a evolução e desenvolvimento da sua velocidade de execução instrumental, após um período de estudo de determinados exercícios técnicos. Antes da intervenção foi realizada uma entrevista a professores de guitarra de vários géneros musicais sobre a problemática da velocidade de execução instrumental. Durante as aulas, aplicaram-se estratégias para aumentar a velocidade de execução dos alunos, procurando-se incutir o gosto pelo estudo da técnica para a melhoria de aspetos específicos da interpretação musical. Para avaliar os resultados desta investigação, os alunos tiveram de realizar um Teste de Velocidade – que aferia o andamento máximo a que os alunos conseguiriam executar uma escala musical – antes e depois de um período de estudo. Os resultados obtidos foram bastante positivos, tendo-se verificado um incremento significativo da velocidade de execução dos alunos entre os testes realizados, assim como um aumento da sua motivação e interesse pelo estudo da técnica instrumental. Notou-se igualmente um maior conforto na execução de escalas musicais por parte dos alunos, bem como mais confiança e entusiasmo na performance das mesmas.
The current report was the culmination of a one-year professional internship, part of a Master’s Degree on Musical Teaching, held at Academia de Música de Vilar do Paraíso during the academic year of 2017/2018, in the disciplinary groups of Classical Guitar and Ensemble Class. The intervention project was applied to ten students, and intended to verify the evolution and development of their speed in guitar playing, after a period of practice of certain technical exercises. Before the intervention process, an interview to guitar teachers of various music styles was held, on the problem of speed. During the classes, strategies were applied in order to increase the speed of the students on the guitar, trying also to instill the pleasure of practicing technique for the improvement of specific musical interpretation aspects. To evaluate the results of this investigation, students had to go through a Velocity Test – which measured the maximum speed at which the students could play a scale – before and after a period of practice. The results were very positive, with a significant increase of the speed between the two tests, as well as an increased motivation and interest in practicing the technique of the instrument. It was also noticeable an increased comfort in scales execution among students, as well as an increased confidence and enthusiasm in their execution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62197
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
António Oliveira Lopes.pdf4,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID