Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62185

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Alexandrapor
dc.contributor.authorOliveira, Ana Raquel Machado depor
dc.date.accessioned2019-11-18T11:17:02Z-
dc.date.available2019-11-18T11:17:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62185-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio caracteriza-se por ser um documento descritivo e reflexivo de experiências decorrentes da prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido com um grupo (de 3 e 4 anos) no Pré-escolar e com uma turma de 4.º ano, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como principal objetivo refletir acerca dos contributos da Arte, mais especificamente das Expressões Artísticas, para o desenvolvimento e construção de conhecimentos e aprendizagens nas crianças, a investigação utilizou uma metodologia qualitativa com contornos de Investigação Ação. Para cada um dos contextos de intervenção houve a necessidade de diferenciar e adequar os objetivos de atuação pedagógica, indo de encontro às necessidades, desenvolvimentos e interesses de cada grupo de crianças, sem nunca fugir do objetivo primordial acima referido. Enquanto que na Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) se considerou essencial a construção de aprendizagens a partir da experimentação e descoberta de materiais e técnicas de expressões artísticas, na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) optou-se por promover conceitos inerentes à Geometria partindo das Expressões Artísticas para o efeito. No final do estudo, conclui-se que utilizar elementos artísticos no espaço educativo constitui-se como um ótimo meio de expressão pessoal, social e cultural, contribuindo para a promoção de aprendizagens, realçando o seu efeito motivador e entusiasta nas crianças. Devido ao seu carácter lúdico, integrador, prático, inovador e criativo as Expressões Artísticas possibilitam excelentes momentos de cooperação e partilha, facilitando a comunicação entre todos os elementos, levando a aprendizagens naturais e espontâneas, para além daquelas intencionalizadas pelo educador/professor.por
dc.description.abstractThe present internship report is characterized by being a descriptive and reflective document of experiences arising from the pedagogical practice developed in the context of internship, within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Elementary School Education. This study was developed with a group in kindergarten (3 and 4 years old children) and with a 4th grade class, in the 1st cycle of basic education. As the main objective was to reflect on the contributions of Art, more specifically Artistic Expressions, to the development and construction of knowledge and learning in children, the research used a qualitative methodology with Action Research outlines. For each of the intervention contexts, there was a need to differentiate and adapt the goals of pedagogical action, meeting the needs, developments and interests of each group of children, without escaping the above mentioned primary objective. While in Supervised Teaching Practice I (STP I) the construction of learning from the experimentation and discovery of materials and techniques of artistic expression was considered essential, in Supervised Teaching Practice II (STP II) it was decided to promote inherent concepts to Geometry starting from the Artistic Expressions for this purpose. At the end of the study, it is concluded that using artistic elements in the educational environment is a great means of personal, social and cultural expression, contributing to the promotion of learning, highlighting its motivational and enthusiastic effect on children. Due to its playful, integrative, practical, innovative and creative character, Artistic Expressions enable excellent moments of cooperation and sharing, facilitating communication between all elements, leading to natural and spontaneous learnings, beyond those intended by the educator / teacher.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectConstrução de saberespor
dc.subjectExpressões Artísticaspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectKnowledge constructionpor
dc.subjectArtistic expressionspor
dc.subjectMathematicspor
dc.titleConstruindo uma tela de sabedoria: contributos da educação artística para o desenvolvimento curricularpor
dc.title.alternativeBuilding a canvas of knowledge: contributions of arts education to curriculum developmentpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202294323por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Raquel Machado de Oliveira.pdf4,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID