Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62159

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorLopes, Diana Filipa da Conceição Salgadopor
dc.date.accessioned2019-11-15T16:39:42Z-
dc.date.available2019-11-15T16:39:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62159-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste texto representa o trabalho e o caminho realizado durante uma intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 2.º ano de escolaridade. Este é um projeto de investigação-ação com uma finalidade investigativa e também pedagógica. Neste sentido, o objetivo primordial do trabalho foi apurar o impacto da utilização de estratégias de intervenção específicas na promoção da competência ortográfica, partindo de temáticas do interesse do grupo em questão. Para tal, foi necessário que eu, como professora-investigadora, avaliasse e estudasse as práticas a serem utilizadas nesta área, para que pudesse, não só fazer um bom trabalho junto dos alunos, mas também evoluir e melhorar a minha prática pedagógica. A intervenção pedagógica foi desenvolvida através da metodologia de Projeto Curricular Integrado, evidenciando a Atividade Integradora “Escreve Bem!”, que é o objeto de estudo principal neste relatório. A intervenção feita durante esta atividade consistiu na implementação de atividades e estratégias relacionadas com a promoção da competência ortográfica integradas em outras atividades relacionadas com a temática da Educação Musical e com os conteúdos programados para o ano letivo em questão. Desta forma, garantiu-se a participação ativa dos alunos, pois as atividades suscitavam o interesse dos mesmos devido ao tema principal da música. Para levar a cabo esta atividade, recorri a várias estratégias e instrumentos de recolha de informação, nomeadamente a observação participante e as notas de campo, que me auxiliaram na posterior avalição deste projeto, sendo que a análise de dados recolhidos foi maioritariamente qualitativa, havendo o tratamento pontual de dados quantitativos. Os resultados obtidos demonstram uma evolução positiva dos alunos face ao erro ortográfico, na medida em que conhecem e sabem utilizar as regras de ortografia, diminuido assim o número de erros médio dados e aumentando a confiança no processo de desenvolvimento e construção de textos ou outras tarefas de escrita. Este trabalho termina com uma breve reflexão sobre o impacto deste trabalho em mim, enquanto pessoa e futura profissional de educação, onde falo sobre as competências adquiridas, os anseios para o futuro.por
dc.description.abstractThis study represents the path during a pedagogic intervention in a class of the second year of the primary school. This is a project of action research with an investigative and educational intention. In this sense, the primordial purpose of this work was find out the impact of the use of specific intervention on the promotion of the orthographic skills, starting from themes of group interest. For this, it was necessary that me, as investigator teacher, had evaluated and studied the practices to be used in this area, not just to have the possibility to do a good job with the students but also to have a personal evolution of my pedagogical skills. The pedagogic intervention was developed through the method of Integrated Curricular Project, evidencing the integrative activity “Write Well!”, which is the main object of study in this report. The intervention done during this activity consisted in the implementation of strategies and activities related with the promotion of the spelling skills, integrated with other activities related with musical education and the content scheduled to the school year in question. This way, it was guaranteed the active participation of the students because the activities stimulate their interest to the musical education. To carry out this activity, I used several strategies and tools of information gathering that helps me later in the evaluation of this project, being that the analysis of the collected data was mostly qualitative, there being also quantitative data at some point. The final results shows a positive evolution of the students face to the error, in a way that they met and know how to use the spelling rules, decreasing the average of errors and increasing the trust in the developing process and construction of texts and other writing tasks. This thesis ends with a brief reflection about the impact of this work on me, as a person and future education professional, where I talk about the acquired skills and the yearnings for the future.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCorreção ortográficapor
dc.subjectRegras ortográficaspor
dc.subjectProjeto curricular integradopor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectOrthographic correctionpor
dc.subjectSpelling rulespor
dc.subjectIntegrated curricular projectpor
dc.subjectAction researchpor
dc.subjectPortuguese languagepor
dc.titleContributos para a prevenção e correção do erro ortográfico: um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202294226por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Filipa da Conceição Salgado Lopes.pdf5,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID