Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62118

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSivieri-Pereira, Helena de Ornellaspor
dc.contributor.authorAnunciato, Rosa Maria Moraespor
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.date.accessioned2019-11-14T16:01:02Z-
dc.date.available2019-11-14T16:01:02Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationSivieri-Pereira, H. de O., Anunciato, R. M. M. & Silva, A. M. C. (2019). Formação continuada e identidade profissional na voz de docentes do Brasil e de Portugal. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 28(55), 202-220. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p%25ppor
dc.identifier.issn0104-7043por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62118-
dc.description.abstractA partir da escrita de um memorial formativo feito por sete professores brasileiros e cinco portugueses, buscou-se identificar a percepção de docentes da Educação Básica da rede pública do Brasil e de Portugal sobre o desenvolvimento da formação continuada que vivenciam. Os dados colhidos foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, com o objetivo de estabelecer a relação entre a formação e a construção da identidade profissional e discutir as políticas públicas de formação em vigor no momento no Brasil e em Portugal. Os resultados indicam que nos dois países existe empenho do setor público em atender à demanda de formação continuada dos docentes, mas, aparentemente, não está atingindo a classe de forma efetiva. Percebe-se descontentamento dos docentes com a formação oferecida e desânimo em buscar alternativas, trazendo consequências para a constituição da identidade profissional. Destaca-se que Portugal está implantando uma grande mudança a partir do Programa Flexibilidade e Autonomia Curricular, que poderá ser um indicativo para as políticas públicas brasileiras, mas que ainda requer muitas análises e considerações.por
dc.description.abstractBased on the writing of a training memorandum by seven Brazilian and five Portuguese teachers, it was sought to create a way of articulating the teaching perceptions and the public policies of the area with regard to continuous training. The general objective of the research was to identify the perception of teachers of Basic Education in the public network in Brazil and Portugal, on the development and implementation of the ongoing training project that they are experiencing. The data collected were analyzed using the Content Analysis technique, in order to establish the relationship between the formation and construction of the professional identity and to discuss the public training policies currently in force in Brazil and Portugal. The results indicate that both in Brazil and in Portugal there is a commitment by the public sector to attend to the demand for continuing education of teachers, but apparently it is not reaching the teaching class in an effective way. There is discontent among teachers with the training offered and discouragement in seeking alternatives. This fact has interfered in the constitution and development of the professional identity of the teachers. It is worth noting that Portugal is implementing a great change from the Flexibility and Curricular Autonomy Program, which may be indicative of Brazilian public policies, but which still requires many analyzes and considerations.por
dc.description.abstractA partir de un memorial formativo, realizado por siete profesores brasileños y cinco profesores portugueses de Educación Básica de la red pública de enseñanza, hemos tratado de buscar la percepción de los profesores sobre el desarrollo de formación continua que vivencian. Los datos obtenidos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido, con el fin de establecer la relación entre la formación y la construcción de la identidad profesional y discutir políticas públicas de formación en vigor en el momento en Brasil y Portugal. Los resultados indican que en los dos países existe compromiso del sector público en atender la demanda de formación continuada de los docentes, pero no está alcanzando la clase de forma efectiva. Se percibe descontento de los docentes con la formación ofrecida y desánimo en buscar alternativas, trayendo consecuencias para la constitución de la identidad profesional. Es de destacar que Portugal está aplicando un cambio importante con la implementación de un Programa de Flexibilidad y Autonomía Curricular que puede ser indicativo para la política pública brasileña, pero todavía requiere una gran cantidad de análisis y consideraciones.por
dc.description.sponsorshipUID/CCI/00736/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectMemorial formativopor
dc.subjectContinuing educationpor
dc.subjectProfessional identitypor
dc.subjectBasic educationpor
dc.subjectFormative memorialpor
dc.subjectFormación continuapor
dc.subjectIdentidad profesionalpor
dc.subjectEducación básicapor
dc.titleFormação continuada e identidade profissional na voz de docentes do Brasil e de Portugalpor
dc.title.alternativeIn-service training and professional identity in teacher’s voice from Brazil and Portugalpor
dc.title.alternativeFormación y identidad profesional en la voz de los docentes del Brasil y Portugalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7191por
oaire.citationStartPage202por
oaire.citationEndPage220por
oaire.citationIssue55por
oaire.citationVolume28por
dc.identifier.eissn2358-0194por
dc.identifier.doi10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p202-220por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducação e Contemporaneidadepor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FAEEBA-agosto2019.pdfFormação continuada e identidade profissional na voz de docentes Brasileiros e Portugueses357,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID