Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62060

TítuloA tecnologia educativa ao serviço do estudo do piano: estratégias para uma assimilação mais eficaz do texto musical
Outro(s) título(s)Educational technology to improve the study of piano: strategies for a more effective assimilation of the musical score
Autor(es)Arede, Luís Carlos Ferreira Cardoso
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveEstratégias de estudo
Estudo do piano
Leitura musical
Tecnologia educativa
Educational technology
Music reading
Piano study
Study strategies
Data2019
Resumo(s)Este Relatório de Estágio insere-se no Mestrado em Ensino de Música, da Universidade do Minho e descreve o projeto de intervenção pedagógica, levado a cabo no seu contexto. Tendo em conta o constante progresso tecnológico, o ensino da música deverá usufruir destes avanços para impulsionar e otimizar o desempenho escolar e a contribuir para colmatar certas fragilidades nos alunos. A intervenção pedagógica consistiu na aplicação da tecnologia no ensino musical para auxílio dos alunos no processo de assimilação de uma partitura. Participaram na investigação quatro alunas de piano de uma escola de ensino vocacional do norte do país. Numa primeira fase, ao longo do processo de observação, constatou-se que certos alunos tinham dificuldade no início da leitura de uma obra, chegando mesmo a memorizar notas e dedilhações erradas. Com o intuito de combater este problema, foi inserido, em contexto de aula, uma aplicação tecnológica intitulada de PhonicScore com funcionalidades direcionadas para a leitura musical. A aplicação possibilitou às alunas um estudo interativo das partituras com funcionalidades de reprodução seletiva, repetição de fragmentos e estudo de mãos separadas. A recolha de dados partiu de grelhas de observação, entrevistas informais e notas de campo, os quais foram utilizados para uma reflexão final e para retirar as devidas conclusões. O estágio teve a duração de oito meses, incluindo todas as fases desde a observação até à intervenção. A avaliação dos resultados prendeu-se por estudar a aplicabilidade prática das ferramentas tecnológicas para a leitura musical, estratégias de utilização das mesmas e efeitos na compreensão dos alunos. Apesar das condicionantes devido ao baixo número de participantes e à pouca duração do estudo, as conclusões aferidas revelaram uma contribuição positiva da tecnologia para as aulas de piano. A eficácia desta contribuição dependerá das características individuais de cada aluno.
This Internship Report is part of the Master’s Degree in Music Teaching at the University of Minho and describes the project of pedagogical intervention in this area. Considering the constant technological progress, music teaching should take advantage of these breakthroughs in order to improve and optimize school performance and help to overcome certain difficulties of the students. The pedagogical intervention consisted in the application of technology in music teaching to help students in the process of assimilation of a score. The research was conducted with the participation of four piano students from a vocational school in the north of the country. At first, throughout the process of observation, it was noticed that certain students had difficulty at the beginning of the reading of a work, even memorizing wrong notes. In order to fight this problem, it was used the application PhonicScore with focus on the functionalities directed to the musical reading. The application provided the students with an interactive study of scores with features like selective reproduction, repetition of specific fragments and study of hands separate practice. Data was collected using observation grids, informal interviews, and field notes, which was then used to draw the appropriate conclusions and final reflections. The internship lasted eight months, including all stages from observation to intervention. The evaluation of the results was carried out by studying the practical applicability of the technological tools for the music reading, strategies of their use and effects in the students' comprehension. Despite the limitations due to the low number of participants and the short duration of the study, the conclusions drawn revealed a positive contribution of technology to piano lessons. The effectiveness of this contribution depends on the individual characteristics of each student.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62060
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís Carlos Ferreira Cardoso Arede.pdf4,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID