Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61964

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Manecas Cândidopor
dc.contributor.authorSingo, Brígidapor
dc.contributor.authorMafra, Paulopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2019-11-07T10:20:46Z-
dc.date.available2019-11-07T10:20:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAzevedo, M., Singo, B., Mafra, P. & Carvalho, G.S. (2019). Atividade experimental de microbiologia sobre saúde oral em Moçambique usando materiais de fácil acesso. In: Teixeira, C., Gonçalves, V., Rodrigues, A. S., Guerreiro, C. & Santos, L.M. (Eds.). II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019: livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. p.16por
dc.identifier.isbn978-972-745-267-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61964-
dc.description.abstractO currículo do ensino secundário geral de Moçambique aponta para um currículo dinâmico e flexível, com abordagens transversais de conteúdos, com integração temática, multidisciplinar e com o desenvolvimento de competências para a vida. As competências referem-se ao conjunto de saberes, capacidades, comportamentos e informações que permitem ao indivíduo tomar decisões informadas, resolver problemas, pensar crítica e criativamente, relacionar-se com os outros e manifestar atitudes para com a sua saúde e da sua comunidade A atividade experimental de microbiologia tem esse objetivo e pressupõe a manipulação de material laboratorial, com observação de microrganismos. Neste estudo foram analisados os conteúdos de microbiologia no programa de ensino e no manual escolar da 9.ª classe (14-15 anos) de Moçambique, que é livro único. A análise revelou que a abordagem do tema no programa e manual é tratado de forma explícita e implícita, dando importância a conteúdos de microbiologia relacionados com a saúde. No manual foi identificada uma imagem com conteúdo implícito de microbiologia na unidade “Introdução à vida das plantas”, em que é referido o uso da planta mulala para a escovagem dos dentes. Assim, decidiu-se elaborar uma atividade experimental sobre “presença de microrganismos na boca e a eficiência da higiene oral” a partir de um guião convencional de investigadores portugueses que foi adaptado para o contexto moçambicano. Numa primeira fase, a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Ciências do Instituto de Educação da Universidade do Minho, utilizando os recursos do próprio laboratório. Ao se desenvolver a atividade de forma convencional, foi-se refletindo na sua adaptação à realidade da escola moçambicana através de uso de material de fácil acesso. Para o efeito, adquiriram-se materiais simples e realizou-se a atividade com esses materiais, que foi efetuada com sucesso. Organizou-se então o guião que será utilizado em Nampula por professores que aplicarão este guião com vista à validação final do guião desta atividade experimental. Com este estudo espera-se ajudar os alunos da 9.ª classe de Moçambique a conhecerem os microrganismos, neste caso bactérias, e a reconhecerem melhor as medidas de prevenção da cárie dentária e a compreenderem a relação entre bactérias da boca e a saúde oral.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança (IPB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAtividade experimentalpor
dc.subjectMicrobiologiapor
dc.subjectSaúde oralpor
dc.subjectPrograma de ensinopor
dc.subjectManual escolarpor
dc.titleAtividade experimental de microbiologia sobre saúde oral em Moçambique usando de materiais de fácil acessopor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/16528/5/livro_de_resumos_lusoconf2019_final.pdfpor
oaire.citationStartPage16por
oaire.citationEndPage16por
oaire.citationConferencePlaceBragança, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationII Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019: livro de resumospor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IPB-LusoConf_ActExperim-9classe.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID