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TítuloAtendimento escolar hospitalar: uma reflexão sobre o cenário brasileiro
Autor(es)Silva, Rosilene Gonçalves
Martins, Cristina Araújo
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação e saúde
Pedagogia hospitalar
Criança hospitalizada
Data2019
EditoraUniversidade da Coruña
CitaçãoSilva, R.G., Carvalho, G.S. & Martins, C.A. (2019). Atendimento escolar hospitalar: uma reflexão sobre o cenário brasileiro. In: Libro de Resúmenes: Comunicacione y Pósters. XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Universidade da Coruña, Galiza, Espanha. p. 101-102
Resumo(s)O trabalho apresenta uma análise sobre o atendimento educacional hospitalar dirigido às crianças que se encontram em tratamento de saúde e impossibilitadas de frequentar a escola pelas limitações da doença. No Brasil, esse atendimento é denominado de Classe Hospitalar, cujo objetivo é possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional da criança e o seu processo de desenvolvimento e construção do conhecimento. Examinamos a estrutura e as políticas de organização do sistema de atendimento educacional em ambientes hospitalares no Brasil e a prática pedagógica desenvolvida na perspectiva da educação inclusiva. Os dados foram recolhidos nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online - Scielo, B-On e Google Académico. Realizou-se, também, análise documental das principais legislações brasileiras que asseveram o direito à educação da criança hospitalizada. Os resultados demonstram que as ações educacionais dirigidas às crianças hospitalizadas no Brasil antecedem a criação de bases legais para o atendimento. O atendimento escolar hospitalar está presente em todas as regiões do país, sendo 102 implementado, principalmente, por meio de cooperação técnica entre as secretarias de educação e de saúde, todavia, não alcança a maioria das crianças internadas e/ou em tratamento de saúde. Embora haja fundamentos legais para a garantia do direito à educação em contexto hospitalar, bem como experiências de sucesso e estudos que demonstram a importância desse atendimento para inclusão educacional e social da criança, a maioria dos hospitais pediátricos brasileiros ainda não consegue garantir este direito. Torna-se, por isso, importante avançar no campo das políticas educacionais e das pesquisas científicas para assegurar a atenção integral nas áreas da educação e da saúde à criança hospitalizada.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61958
Versão da editorahttps://congreso-xvgp.asocip.com/index.php/pt/programacao/livro-abstrato
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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